Evento da ABRH/SE aborda saúde mental, gestão de pessoas e produtividade
Aldecy Mecenas, da diretoria, comenta desafios comuns à área de Recursos Humanos Cotidiano | Por Monica Pinto 29/10/2024 06h00Nesta quarta-feira (30), a Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Sergipe (ABRH-SE) lança em Aracaju o Fórum de Saúde & Gestão. O evento, que acontece na Faculdade de Direito 8 de Julho, se debruça sobre o tema "Mentes Saudáveis, Empresas Mais Produtivas – Um novo olhar para o RH" e vai reunir profissionais de saúde e Recursos Humanos, gestores e líderes empresariais.
F5 News conversou com Aldecy Mecenas, presidente da diretoria executiva da ABRH/SE – entidade com mais de 35 anos de atuação no estado -, para saber mais sobre a “saúde organizacional e a gestão de pessoas de maneira holística”, conexão feita no material de divulgação do evento. Confira.
F5 News - O tema do Fórum de Saúde e Gestão associa diretamente a saúde mental à perspectiva de maior produtividade. Ao mesmo tempo, a cobrança nesse sentido é colocada como um dos fatos da vida que abala a saúde mental. Qual seria o ponto de equilíbrio?Aldecy Mecenas - Ambiente de trabalho saudável, educação e conscientização. As empresas devem criar um ambiente que promova o bem-estar, como espaços para descanso e atividades que reduzam o estresse. O desenvolvimento deve ser constante, incluindo a realização de workshops e treinamentos sobre saúde mental, para que todos compreendam a importância do autocuidado e a identificação de sinais de estresse.
F5 News - A divulgação do evento propõe: "é hora de redefinirmos o conceito de sucesso". Esse conceito, porém, vem sendo culturalmente consolidado há décadas. Por onde começar essa jornada?
Aldecy - Revendo sua cultura organizacional e qual o propósito e valor da empresa, pois o mundo hoje está conectado ao ser humano como pessoa que traz resultados e faz parte, e não como uma simples peça na produção.
F5 News - Em outro ponto da divulgação do evento se coloca a possibilidade de "transformar empresas em comunidades vibrantes". Qual o primeiro passo para implantar esse modelo?
Aldecy - Como falei revendo sua cultura organizacional, fazendo pesquisas de clima, pois com base em dados temos indicadores e possibilidades de melhorias de forma realmente estratégica
F5 News - Quais os maiores desafios hoje para o profissional de RH?
Aldecy - Os profissionais de RH enfrentam vários desafios contemporâneos, mas dois se destacam: Promover uma abordagem humana nas decisões estratégicas: É fundamental sensibilizar os CEOs e líderes sobre a importância de adotar uma visão mais humanizada na gestão de pessoas. Isso significa entender que o capital humano é essencial para o sucesso organizacional e que investimentos em bem-estar, desenvolvimento e cultura organizacional resultam em maior engajamento e produtividade.
O segundo desafio é estruturar o processo com base em dados, um modelo de gestão que busca ser mais assertivo e eficaz nas suas ações e entrega de resultado.
F5 News - A teoria do ócio criativo, proposta pelo sociólogo italiano Domenico De Masi, é o resultado de três ações - trabalho, estudo e lazer - equilibrando criação de riqueza, acúmulo de conhecimento e produção de alegria, conforme ele escreveu. Esse seria um caminho viável nessa mudança de cultura?
Aldecy - A teoria do ócio criativo de Domenico De Masi pode ser um caminho viável e muito enriquecedor na mudança de cultura organizacional. Na vida precisamos ter equilíbrio em todos os sentidos falando, cuidando do corpo, mente e espírito, trabalhamos o autoconhecimento. Sabemos que para desenvolver profissionalmente precisamos de constância no desenvolvimento, estudos, sem esquecer do pessoal, já que sabemos que não desassociamos uma coisa da outra.
O diálogo aberto é um dos primeiros passos dentro da organização para uma mudança de cultura, não podemos também negar que não é nada fácil essa mudança, mas precisamos dar o primeiro passo.
F5 News - Como manter razoável harmonia no ambiente laboral em meio a um cenário de ideologias polarizadas, alta competitividade e com muitas pessoas exaustas emocional e/ou fisicamente?
Aldecy - Requer estratégias cuidadosas e sensíveis, precisa ser avaliado o perfil da empresa e seus colaboradores e qual a estratégia que melhor se enquadrará. O foco é no bem-estar, fomentando um ambiente de respeito e colaborativo, além de incentivar o trabalho realmente em equipe, a prática da diversidade e inclusão, celebrar as conquistas, dentre outras possibilidades.