Empresas começam a aderir às sacolas ecológicas
Feitas de material reciclado, elas diminuem danos ao meio ambiente Cotidiano 28/01/2012 20h04Por Adriana Meneses
Sacolas de plástico demoram pelo menos 300 anos para sumir no meio ambiente. Em todo o mundo são produzidos 500 bilhões de unidades a cada ano - o equivalente a 1,4 bilhão por dia ou a 1 milhão por minuto. No Brasil, 1 bilhão de bolsas são distribuídas nos supermercados mensalmente - o que dá 66 por brasileiro por mês.
Com o objetivo de diminuir os danos que as bolsas causam ao meio ambiente empresas estão começando a adotar a confecção e a comercialização de sacolas ecológicas - feitas de materiais recicláveis. Recentemente, uma grande rede nacional de supermercados elaborou um projeto de cunho ambiental com o objetivo de conscientizar seus clientes da importância de se preservar o meio ambiente fazendo uso de sacolas ecológicas.
De acordo com o gerente comercial da rede de supermercados, Edilson Alves, em apenas uma das suas seis lojas em Aracaju, são utilizadas, em média, 100 mil sacolas de plásticos por semana. Apesar de não ser ainda o esperado, ele afirma que os números já foram bem maiores. A queda deve-se ao fato de os clientes estarem aderindo à novidade.
“Hoje, já conseguimos a aceitação dos nossos clientes com as sacolas ecológicas, vendemos cerca de 2,5 mil por mês, e é claro investimos também no designer mais alegre das bolsas para impressionar cada vez a clientela”.
Pensando no lucro e na inovação ecológica, a empresária Bruna Presgrave resolveu investir em uma franquia nacional de bolsas ecológicas e abriu sua loja em Aracaju. Além de ser feita com materiais recicláveis, as bolsas serão utilizadas como veículo de propaganda para empresas.
“Uma sacola de papel reciclado utilizada como veículo de propaganda que além de ser um tipo de mídia limpa que não suja as ruas e tem alguma utilidade, substitui as sacolas plásticas que degradam o ambiente, causando enchentes e sufocando animais que a ingerem”, salientou.
A empresária acredita que as pessoas não utilizam soluções ecologicamente corretas devido ao preço elevado dos produtos, mas que em breve todos irão aderir à ideia das bolsas ecológicas.
“As pessoas sabem o mal que as sacolas plásticas fazem ao ambiente, elas precisam ser lembradas constantemente, por exemplo, através de campanhas como acontece com cigarros e acidentes de trânsito, até que a atitude de não usá-las vire um hábito”, disse.
Cenário de instabilidade é registrado em todo território sergipano. SMTT orienta sobre vias intransitáveis
Até o momento, não foi encaminhado à Defesa Civil estadual qualquer tipo de ocorrência grave
A decisão ocorre em decorrência das chuvas e visa garantir a segurança
A ação acontecerá durante a partida entre Flamengo e Boavista, na Arena Batistão
Medida se deve para organização do trânsito por causa da obra do complexo viário