Dia do Engenheiro Agrônomo é comemorado com a distribuição de mudas
Agrônomos e estudantes distribuíram sucos e instruíram pessoas Cotidiano 12/10/2011 17h23Por Míriam Donald
Em comemoração ao dia do Engenheiro Agrônomo (12 de outubro), a Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE), em parceria com o Departamento de Engenharia Agronômica (DEA) e com o Centro Acadêmico dos Estudantes de Agronomia (CALEA), está promovendo durante a semana uma série de eventos. Iniciado na segunda-feira (10), a data está proporcionando palestras, homenagens, coquetéis de confraternização, plantio de árvores, entre outros.
Na manhã desta quarta-feira (12), o dia foi marcado com a distribuição de Mudas Frutíferas e Florestais e Bolsas Ecológicas no semáforo em frente à sede da AEASE, na Avenida Beira Mar. Lá os Engenheiros Agrônomos e os estudantes do curso, falaram sobre o evento.
De acordo com a AEASE, a programação deste ano, a exemplo da promovida no ano de 2010, terá dois focos principais: a categoria agronômica e a sociedade em geral. Foi isso que definiu o tema deste ano “Cuidando da Terra, semeando ideias e alimentando o mundo”. Tema decidido em consenso com os estudantes, já que ensina a cultivar a terra, semeia ideias, que é a tecnologia, e alimenta o mundo, questões que são propícias do agrônomo.
As mudas oferecidas foram disponibilizadas gratuitamente dos agricultores do município de Lagarto, Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Empresa de Desenvolvimento Agrário de Sergipe (Emdagro/SE). As mudas distribuídas estavam divididas em frutíferas com pitanga, acerola, maracujá, mamão, jaca, goiaba, pitanga entre outras. Já as mudas da vegetação Mata Atlântica que são diversas estavam a Caibeira, Angico, Ipê Roxo, Sibipuruna e Pau-brasil.
Além dos agrônomos, estudantes do curso trabalharam e prestigiaram o evento. Eles disseram estar satisfeitos em poder ser reconhecidos em sua futura profissão e da valorização da mesma. Para o estudante do quarto período, José Arthur Santos Souza, que participa do evento pela primeira vez, tem sido uma experiência enorme. “É um privilégio ajudar uma pessoa a ter uma semente em casa, e levar a elas o que estudamos”, ressalta.
José ainda fala sobre os cuidados que as pessoas devem ter para o desenvolvimento da planta. “No início a primeira coisa que devemos fazer é plantar logo e se possível coloca-la juntamente com outras plantas da mesma família ou espécie para que ela possa se desenvolver no mesmo patamar”, explica.
Os estudantes Danilo Menezes Matos e Heloá Moura Araújo, do 4º e 10º períodos, respectivamente, destacaram a importância do tema que retrata o trabalho do agrônomo para as pessoas, podendo assim a profissão ser reconhecida e valorizada, assim como o incentivo da criação de uma planta nos dias de hoje.
Dentre os passantes do local, era observado o interesse de pegar uma muda do interesse para levar para casa, como fez a cidadã Rosângela. “Acho maravilhosa a iniciativa do grupo e vim prestigiar, pois eles estão colaborando com o meio ambiente para preservar a sustentabilidade”, declara.
Para aqueles que não sabem ainda onde deixar o pet enquanto viaja, adotar alguns critérios pode ajudar na hora de selecionar o lugar certo
Estudo mostra que a ansiedade e a depressão são os problemas mais comuns
O vídeo que viralizou mostra uma mulher expondo uma suposta traição do próprio marido, que seria pastor de uma igreja evangélica
Tutores, veterinários e cuidadores dão dicas do que fazer com o amigo
Ela compartilhou um tratamento de pele à base de um produto conhecido como “primo do fenol”