Detentos recebem saída temporária e não voltam para prisão
17 elementos fugiram após sair do presídio de Areia Branca Cotidiano 13/04/2012 10h45Por Márcio Rocha
A concessão do benefício de saída temporária em datas comemorativas é dada aos presos que estão no regime semiaberto de prisão que tem ficha limpa dentro da cadeia. O benefício leva em conta o bom comportamento do preso, a sua pena cumprida em no mínimo um sexto de tempo completado, o fato de trabalhar para ajudar a manter o presídio em ordem, entre outros fatores.
Os presos que vão para suas casas nos feriados habitualmente passam entre quatro e dez dias com os familiares, a depender da época. No período de páscoa, 72 presos foram beneficiados com a saída temporária da prisão, por um período de quatro dias. Apenas os internos do presídio de Areia Branca receberam a saída na páscoa.
Entretanto, o benefício também pode gerar problemas. Dos 72 detentos que saíram para passar a páscoa com suas famílias, 17 elementos não voltaram para o presídio no dia previsto, a última terça-feira (10), sendo considerados foragidos da justiça.
Os detentos que não voltaram podem ter fugido do estado, ou voltaram a praticar crimes. Casos de prisões de detentos que receberam a saída temporária são comuns. As buscas pelos foragidos estão sendo realizadas pela polícia, que foi acionada para realizar a captura.
A respeito da possibilidade de o preso aproveitar o indulto para não mais voltar à cadeia, Marcelo Vítor, representante do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), disse que o índice da chamada ausência de retorno é muito baixa, não chegando à casa dos 3% dos detentos liberados.
Gestor estava internado em um hospital particular após quadro de pneumonia
Acidente aconteceu no início da noite deste sábado (16) na entrada do Povoado Tiá
Capital sergipana deve ter dia com céu parcialmente nublado, mas sem chuvas
Atividades físicas, mesmo as mais leves, realizadas horas antes dos testes podem melhorar a velocidade de processamento da memória
Linguista Igor Gadioli mostra também que, apesar de bem vinda, a tolerância tem limites