Destino da greve dos Correios será decidido na quarta
Mesmo em greve, empresa lança a campanha natalina Cotidiano 10/10/2011 11h44Por Fernanda Araujo
A greve dos Correios, que já dura 23 dias, pode estar perto do fim. Isto porque acontecerá na próxima quarta-feira (12) a sessão extraordinária no Tribunal Superior do Trabalho (TST) às 16h em Brasília junto a Comissão Nacional da empresa e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect). A greve deverá ser julgada caso não haja até a reunião um acordo entre as partes.
Para o assessor dos Correios, Ginaldo de Jesus, a expectativa é que o Tribunal decida pelo fim da greve. “O TST tentou conciliação, praticamente apelou um acordo para evitar ir a juízo. Todo o esforço que a empresa e o TST fizeram não surtiu efeito. Os trabalhadores não aceitaram o desconto dos dias parados. Se de repente não surgir um fato novo ou uma liminar que venha alterar a reunião, a tendência é que na quinta os funcionários voltem a trabalhar”, disse.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos (Sintect), Sérgio Lima, espera que o Tribunal obrigue a empresa a atender as reivindicações dos trabalhadores. “ A gente vai trabalhar de graça? A gente não sabe qual será o desfecho, mas o Tribunal deverá decidir”, comentou.
A reunião vai acontecer devido à rejeição da proposta do ministro João Oreste Dalazen do TST, por parte da Fentect. A proposta era de um reajuste de 6,87% retroativo a agosto, abono imediato de R$ 800 e aumento linear de R$ 60 a partir de janeiro de 2012, além da devolução dos dias já descontados, a serem pagos em 12 parcelas a partir de janeiro de 2012, e compensação dos demais dias. A greve foi considerada legal após a liminar expedida pela vice-presidente do TST, ministra Cristina Peduzzi.
Campanha
Mesmo em greve, a empresa pretende iniciar a campanha ‘Papai Noel dos Correios 2011’ a partir desta terça-feira (11). A ação desenvolvida há 22 anos pelos Correios e em todas as 28 diretorias regionais da empresa tem o objetivo de doar brinquedos, roupas, calçados, material escolar, manter a magia do Natal nas crianças e comemorar o Dia das Crianças. O evento acontecerá às 15h30, na Agência Central, rua Laranjeiras. A partir deste dia, as crianças já poderão escrever suas cartas ao Papai Noel e pedir seu presente de Natal.
Os Correios têm como parceiros nessa campanha instituições como o Banese, a Fanese, o Shopping Riomar, Senac, Codevasf, Jeep Clube, Incra, a Biblioteca Pública Epifânio Dória, a Secretaria da Casa Civil, Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social coordenada pela primeira dama Eliane Aquino, que está há 3 anos como parceira, o Tribunal de Contas e a Unimed, entre outras.
A campanha beneficiou no ano passado cerca de nove mil crianças em Sergipe. Para o assessor Ginaldo, a expectativa é que nesse ano supere o número de crianças beneficiadas. “O resultado depende da adesão da sociedade, porque quem adota a campanha é a sociedade”, indicou.
Ginaldo informou ainda que os funcionários da empresa vão participar. Quem quiser ser voluntário, procure a assessoria de qualquer agência dos Correios. O Comitê criado com essa finalidade irá orientar os colaboradores. Os voluntários poderão trabalhar lendo as correspondências, digitando os pedidos, atendendo as crianças entre outras atividades, até o Natal.
Foto: Ascom/Correios (Campanha)
Gestor tinha 67 anos. Prefeitura decretou luto de três dias
Sinistro aconteceu na manhã desta terça-feira (5) entre Glória e Aparecida
Acidente aconteceu nesta segunda-feira (4), no Povoado Lagoa do Riacho
Capital sergipana deve ter dia com céu claro e sem possibilidade de chuva
Grupo vai construir 16 unidades de ensino em municípios de SP