Defesa Civil discute plano de ação para período chuvoso
Plano será implementado em etapas Cotidiano 10/04/2012 08h48A Defesa Civil Estadual promoveu nesta segunda-feira (09) uma reunião para tratar das etapas do plano de ação para o período chuvoso de 2012. Três etapas irão compor o Plano de Ação desenvolvido pela Defesa Civil, com o apoio da Secretária Nacional de Defesa Civil – SEDEC.
Na primeira será realizada uma Oficina de Capacitação para o Plano de Contingência de onze municípios prioritários, sendo eles Aracaju, Nª. Senhora do Socorro, Maruim, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, Itabaiana, Salgado, Carmópolis, São Cristóvão e Estância, nos dias 10 e 11 de abril.
A segunda etapa será realizada no dia 12 de abril por meio do II Seminário de Prevenção dos Efeitos da Chuva e, por fim, no dia 05 de maio, ocorrerá o Simulado de Deslizamento em Encosta envolvendo o planejamento estabelecido nas oficinas e os órgãos de resposta e apoio aos desastres, finalizando os trabalhos de preparação para a quadra chuvosa em 2012.
“A reunião teve o objetivo de apresentar o planejamento e os preparativos do simulado aos órgãos envolvidos, e convocá-los para desempenhar seus respectivos papéis para que Sergipe possa ser destaque nacional entre os nove estados do Nordeste que também estarão realizando a ação”, explicou o secretário executivo da Defesa Civil, major Gilfran Matheus.
O simulado tem como objetivo preparar a comunidade e os órgãos responsáveis para uma eventual ocorrência de deslizamento em encostas. O local escolhido para a ação foi o Bairro Industrial, onde há algumas encostas que se configuram áreas de risco, já que há ocupação dos terrenos por residências.
Para o presidente da Associação dos Moradores e Comerciantes do bairro Industrial, Marcos dos Anjos, “é uma satisfação ter a Defesa Civil comandando o simulado em tempo real para a segurança da comunidade. Os moradores estarão à disposição para contribuir para prevenção de um possível desastre”, finalizou.
Presenças
A reunião contou com a presença de representantes da PMSE, GTA, Corpo de Bombeiro de Sergipe, SAMU, SEMASC/Aracaju, Guarda Municipal, Defesa Civil Municipal de Aracaju e São Cristóvão, Associação dos Moradores e Comerciantes do bairro Industrial, Bombeiros Civis e Petrobras.
Atividades físicas, mesmo as mais leves, realizadas horas antes dos testes podem melhorar a velocidade de processamento da memória
Linguista Igor Gadioli mostra também que, apesar de bem vinda, a tolerância tem limites
O evento, que reunirá clientes, influenciadores e representantes da imprensa
Colisão transversal entre carro e moto ocorreu na manhã deste sábado (16)
Os alunos da rede pública ficarão 30 dias numa imersão educacional e cultural