De olho no Enem: professora indica estratégias para a redação nota mil
Estar atento às competências e a utilização de um bom repertório podem ajudar Cotidiano | Por F5 News 02/11/2024 14h45Neste domingo (3), vestibulandos de todo Brasil participarão do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Só em Sergipe, mais de 69 mil pessoas se inscreveram na prova que pode garantir a inserção na tão sonhada universidade. Serão 5h30 de exame com questões objetivas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias, além da temida redação, que pode levar o estudante a ter êxito ou insucesso no resultado.
Para entender como funciona a produção da redação do Enem, nesta reta final para o exame, F5 News conversou com a professora sergipana de português Thassiana Hellena Bezerra. Ela afirma que entender a construção do texto dissertativo-argumentativo, somado à prática dele, deve render resultados positivos para o estudante.
"Treinar a escrita, as estratégias, mas também o tempo de produção, cronometrando quanto se gasta produzindo. Assim, pode-se saber quanto se precisará para dosar tempo para as questões e o gabarito”, disse a professora ao portal.
A competência um analisa a escrita formal da língua portuguesa; a dois examina se o estudante escreve sobre o tema proposto de acordo com o tipo textual dissertativo-argumentativo; a competência três observa se houve planejamento do texto, bem como as estratégias argumentativas utilizadas; a quatro, se a pessoa escreveu um texto coerente, enquanto a competência cinco verifica se a solução proposta é possível de ser colocada em prática.
“Todas devem ter o mesmo 'nível’ de atenção, uma vez que - mesmo separadas - elas correspondem a uma unidade textual. Sem dúvida, reconhecer/entender a proposta é o inicial na produção”, complementa Thassiana.
Outro ponto para o qual o estudante deve ter atenção nessa reta final é a aquisição de bons repertórios para a construção de uma boa argumentação.
A estudante do 3º ano do Ensino Médio Vitória Sena Anunciação dos Anjos, de 18 anos, mostra como está sendo sua rotina de estudos: “Faço uma redação por semana, com vários assuntos para ter repertório para qualquer tema”, disse ao F5 News.
O F5 News também perguntou à professora quais temáticas teriam maior probabilidade de ser abordadas no Enem 2024. "Todos os temas que sejam sociais, pois o Enem costuma abordar temas da sociedade. Meio ambiente, população idosa, tecnologia, redes sociais, tudo foi abordado durante este ano”, respondeu Thassiana.
Num momento em que a ansiedade toma conta dos estudantes, Vitória, que pretende ingressar no curso de Biomedicina, revela como ela está lidando com a reta final para a prova. “Até agora eu estou tranquila, mas quanto mais o tempo passa eu vou ficando mais nervosa”, disse ao F5News,.
A professora Thassiana sugere maneiras de lidar com esse quadro: “Nesse momento é relaxar, espairecer, meditar, fazer o que gosta. Para o dia da prova: calma. Leia atentamente as questões e foque em entender todos os textos. Interprete-os para além do que dizem”.
“Você está pronto, controle a ansiedade e o medo. Você se preparou, abdicou de outros propósitos e vai fazer tudo o que puder e como puder para conseguir. Não se meça por nota, você é bem mais do que ela", acrescenta.