CPTran realiza Operação Pente Fino
Cotidiano 28/03/2012 10h27
A Operação Pente Fino, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (DETRAN/SE), através da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) aconteceu, na manhã da última terça-feira (27), na Rua Rio Grande do Sul, no bairro Novo Paraíso. A blitz teve como foco os ciclomotores e as motocicletas, fiscalizando o cumprimento das determinações do Código de Trânsito Brasileiro.
Participaram da ação 15 policiais militares com o apoio de oito motocicletas, duas viaturas e um guincho. Segundo o comandante da CPTran, capitão Fábio Machado, um dos objetivos foi orientar os condutores sobre o uso de ciclomotores, uma vez que o Estado de Sergipe tem registrado altos índices de acidentes envolvendo este tipo de veículo.
“Nossa meta é intensificar a Operação Pente Fino em todos os bairros de Aracaju. Além disso, nosso intuito é coibir a criminalidade. Nossa orientação é que os condutores sigam o que prevê a legislação de trânsito, que, apesar de não obrigar o registro dos ciclomotores, determina que o condutor deve utilizar capacete com viseira e retrovisores e tenha a Autorização para Conduzir Ciclomotor – ACC - ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH -, na categoria A”, destaca o capitão Machado.
Durante a operação 27 autos de infração foram gerados e 37 ciclomotores foram retidos por apresentarem irregularidades, como a falta de habilitação do condutor, habilitação vencida e ausência de equipamentos obrigatórios, mas foram liberados após resolução das pendências. Oito veículos foram recolhidos para o pátio do Detran, sendo seis motocicletas e dois ciclomotores. Ainda de acordo com o comandante da CPTran, a ideia da blitz não é multar os condutores. “Nossa meta não é arrecadar, mesmo porque os ciclomotores não são passíveis de multa. Aqueles que são recolhidos ao galpão não pagam diária, mas apenas o valor do guincho. Nosso objetivo é preservar vidas”, aponta Machado.
O comerciante Waltenisson Soares Dantas aprovou a iniciativa. “Eu acho correta essa operação. Só assim eu fiquei sabendo que o lacre da minha moto estava violado. Essa blitz é certíssima, porque estão acontecendo muitos roubos de motos e carros. Só mesmo uma ação como essa para repreender os ladrões”, afirma.
Nota Fiscal
Apesar do Código de Trânsito Brasileiro não prever a obrigatoriedade da apresentação da nota fiscal dos ciclomotores, a CPTran orienta que as pessoas que têm esse tipo de veículo andem com a original ou cópia autenticada do documento para comprovar a propriedade. “É uma medida de segurança para os condutores, uma vez que os ciclomotores são alvos frequentes da criminalidade”, conclui capitão Machado.
Linguista Igor Gadioli mostra também que, apesar de bem vinda, a tolerância tem limites
O evento, que reunirá clientes, influenciadores e representantes da imprensa
Colisão transversal entre carro e moto ocorreu na manhã deste sábado (16)
Os alunos da rede pública ficarão 30 dias numa imersão educacional e cultural
O menino passa por tratamento médico há aproximadamente dois anos