Consumismo se sobrepõe à espiritualidade na Páscoa, diz diácono
Confira a programação da Semana Santa nas igrejas católicas Cotidiano 02/04/2012 18h40Por Fernanda Araujo
A Páscoa significa entre os judeus a passagem da escravidão para a liberdade, ou seja, o êxodo do Egito por volta de 1.250 a.C, onde o povo hebreu esteve aprisionado pelos faraós por cerca de 400 anos e foi libertado por Moisés. Já entre os cristãos, além da liberdade, a festa comemora a ressurreição de Jesus Cristo, considerado o Messias prometido filho de Deus.
Para igrejas católicas e evangélicas, a Páscoa é uma festa que representa toda a fé cristã descrita na Bíblia Sagrada, entre antigo e novo testamentos. Cristãos de todo o mundo vão se unir no dia 8 de abril para celebrar esse momento que é tão marcante na vida dos fiéis. “A Páscoa para os judeus do antigo testamento tem dois pilares, significa a libertação e também o repouso sabático, o momento da criação que encontramos no livro de Gênesis, quando Deus descansou no sétimo dia. No novo testamento, Israel aguardava ansiosamente por um libertador. Deus, o Pai, enviaria o seu filho para libertar o povo da escravidão, agora, da escravidão do pecado, e Jesus vem para a Terra para libertar a humanidade”, explica o diácono permanente da Arquidiocese de Aracaju, José Passos Gomes Fontes (foto).
Para o diácono, a importância dessa celebração é a comunhão com a família, com os fiéis e além de tudo a fé. “Jesus diz que veio para todos, mas de uma forma de comunhão, de amor e fraternidade.É a libertação interior e também da nossa consciência. É pela fé, a fé vai radiando em nosso ser. É algo que a gente não controla. A Páscoa é a passagem da morte para a vida”.
Entretanto, diante da celebração, muitos preferem enveredar pelo consumismo ao invés de priorizar a espiritualidade que representa a Páscoa. José Passos aponta que o capitalismo tem se sobressaído perante seu verdadeiro significado. “Eu não condeno, mas deve ter prudência. Penso como religioso que todos devem priorizar a espiritualidade. Eu fico triste quando a própria mídia não aproveita esse momento para trabalhar numa dimensão mais da espiritualidade. A gente percebe que o capitalismo se sobressai, pela questão do ter e possuir. Nós estamos numa sociedade que está muito secularizada e a gente precisa ter muito cuidado. A pessoa muitas vezes não têm consciência que esse momento é realmente se reencontrar com Deus, com a família e com o próximo”.
Semana Santa
É a partir de domingo de ramos (1º de abril) que a semana de celebração começa, quando Jesus é recebido em Jerusalém montado em um jumento. Na quinta-feira, Jesus reúne seus discípulos para realizar a santa ceia, instituindo para os católicos a eucaristia ou sacerdócio. Na sexta-feira da Paixão, Jesus Cristo morre crucificado e no terceiro dia, o domingo de Páscoa, ressuscita.
A celebração já começou em todas as paróquias de Sergipe. O diácono José Passos convida a todos os fiéis para participarem das missas. Confira a programação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Catedral Metropolitana de Aracaju. A programação de outras paróquias está disponível no site www.arquidiocesedearacaju.org.
02/04: SEGUNDA SANTA
07h: Santa Missa
14h30: Confissão
16h30: Santa Missa
19h: Celebração das sete dores de Nossa Senhora
03/04: TERÇA SANTA
07h: Santa Missa
09h: Confissão
14h30: Confissão
16h30: Santa Missa
19h: Celebração Penitencial
04/04: QUARTA SANTA
07h: Santa Missa
09h: Confissão
12h15: Santa Missa
14h30: Confissão
16h30: Santa missa
19h: Via Sacra na Praça Olímpio Campos
05/04: QUINTA SANTA
09h: Missa do Santo Crisma com Dom Lessa
17h: Missa da instituiçao da eucaristia e lava pés com Dom Lessa
após a missa, adoração ao santíssimo sacramento
06/04: SEXTA SANTA
05h: Via sacra (concentração Igreja São Jerônimo)
15h: Celebração da paixão e morte de Cristo com Dom Lessa
19h: Sermão das sete palavras com Dom Henrique e procissão do Senhor morto
07/04: SÁBADO SANTO
21h: Celebração da vigília pascal com Dom Lessa
Logo após, procissão do ressuscitado
08/04: DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
08h: Missa Solene com Pe. Dácio
16h30: Missa Solene com Dom Henrique
19h30: Missa Solene com Pe. Carlos
Linguista Igor Gadioli mostra também que, apesar de bem vinda, a tolerância tem limites
O evento, que reunirá clientes, influenciadores e representantes da imprensa
Colisão transversal entre carro e moto ocorreu na manhã deste sábado (16)
Os alunos da rede pública ficarão 30 dias numa imersão educacional e cultural
O menino passa por tratamento médico há aproximadamente dois anos