Chesf reduz a vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó
Mudança segue determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) Cotidiano 10/09/2024 11h14A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) anunciou que reduziu desde essa segunda-feira (9) a vazão de saída na Usina Hidrelétrica de Xingó, entre Sergipe e Alagoas. A mudança segue determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Para os meses de setembro e outubro, em termos de vazões média diárias, ficou definido que, em dias úteis, Xingó vai liberar 1.100 m³/s, enquanto nos finais de semana, a vazão liberada será de 850 m³/s.
A Chesf informou que a situação hidrológica é permanentemente avaliada, podendo haver alterações nos valores a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN), conforme procedimento de otimização energética envolvendo as diversas regiões do país.
Sobradinho
Também foi anunciada a redução na Usina Hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia, que estava com vazão média diária no patamar de 1.300 m³/s, será reduzida para o valor de 1.200 m³/s. A barragem encontra-se com 52,73% de sua capacidade.
Eventuais alterações de vazão serão devidamente comunicadas através de mensagem SMS. Basta enviar SMS com a palavra RIO para o número 27569, caso queira receber informações relativas à Usina de Xingó e, da mesma forma, a palavra SOBRADINHO, caso queira receber informações relativas à Usina de Sobradinho.
Com informações da Chesf.