Cerca de 850 pacientes aguardam por cirurgias urológicas em SE
Pacientes esperam mais de um ano para realização de procedimentos Cotidiano 10/10/2011 15h55Por Eliene Andrade
Cerca de 850 pacientes oncológicos e com doenças urológicas estão na fila aguardando vaga para a realização de cirurgias em Sergipe. A situação foi apresentada nesta segunda-feira (10), durante uma audiência pública realizada no Ministério Público Estadual (MPE) com a participação da Sociedade Brasileira de Urologia. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apesar de notificada, não compareceu à audiência para prestar esclarecimentos. Uma nova audiência foi marcada para o próximo dia 26 de outubro também no MPE.
De acordo com o médico representante da Sociedade Brasileira de Urologia em Sergipe, Ricardo Bragança, além da fila, pacientes chegam a esperar mais de um ano para realização de procedimentos. Ainda segundo ele, todo levantamento necessário e propostas, objetivando a adequação do serviço junto ao Hospital Cirurgia (HC) e a implantação de outro serviço de cirurgias no Hospital São José, foi encaminhado no mês de agosto à SMS, mas não obteve retorno.
“Atualmente, o HC realiza cirurgias de média e grande complexidade. Outras cirurgias mais simples são feitas de maneira aleatória em outros hospitais, mas não atende a demanda necessária. Por isso que nós entregamos à SMS uma visão detalhada dos problemas, as soluções cabíveis e como agir para poder fazermos outro serviço paralelo ao HC que resolva em parte a demanda desses pacientes”, disse.
HU
De acordo com Bragança, o Hospital Universitário não dá conta do atendimento por ser um hospital de ensino e por ter limite de espaço físico “Só temos três salas cirúrgicas e outra para pequenas cirurgias. Além disso, não temos acesso todos os dias a essas salas. Temos pacientes com mais de um ano esperando para fazer um exame ou cirurgia”, relatou.
A promotora de Justiça Alessandra Pedral o MPE solicitou a audiência devido ao número de reclamações que têm chegado ao órgão. Por conta da ausência da SMS, uma nova audiência foi marcada, quando também participarão a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Hospital Cirurgia (HC), Hospital São José e Conselho Regional de Medicina.
SMS
O diretor de Atenção à Saúde da SMS, Paulo Nunes, informou que os procedimentos urológicos serão ofertados através do Hospital São José. Segundo ele, o assunto vem sendo discutido e que ainda este mês a situação estará regularizada.
A vila segue até o dia 5 de janeiro, com uma programação cultural, religiosa e de lazer, todos os dias
Depois de mais de 24h de trabalho intenso, operação foi finalizada por volta das 17h30 deste sábado (28)
Pode complementar a ingestão de proteínas, mas não deve substituir os alimentos
Capital sergipana deve ter dia com sol entre nuvens, sem chuva
Para aqueles que não sabem ainda onde deixar o pet enquanto viaja, adotar alguns critérios pode ajudar na hora de selecionar o lugar certo