Cerca de 800 pacientes aguardam cirurgia urológica na capital
Cotidiano 26/10/2011 16h58Por Fernanda Araujo
Provocada pelo Ministério Público (MPE), uma audiência sobre o serviço de urologia nos hospitais de Aracaju foi realizada na manhã desta quarta-feira (26) em atendimento às denúncias de pacientes que esperam as cirurgias.
Segundo os reclamantes, mesmo com indicação cirúrgica, eles não conseguiam agendar as operações, razão pela qual se dirigiram ao MPE. "Nós investigamos o porquê dessas pessoas estarem procurando tanto a Promotoria com a mesma situação e nos deparamos com a informação da Sociedade Brasileira de Urologia, confirmada pela SMS, que tinha uma estimativa de espera de 700 a 800 pacientes para fazer cirurgias urológicas de toda natureza, como cálculo renal, próstata e etc.”, informou a promotora Alessandra Pedral.
Por conta disso, foi proposto em audiência pela SMS, que o Município irá estruturar um serviço de neurologia nos hospitais Cirurgia e São José, onde será distribuída a demanda de pacientes. “A quantidade de espera de cirurgia de urologia realmente é muito grande. E para poder suprir essa demanda maior, a gente está montando um novo serviço. Eu acredito que a gente consiga resolver por completo esse problema em um prazo médio”, antecipa a promotora.
As cirurgias de alta complexidade e de maior porte serão destinadas ao hospital Cirurgia. As de média complexidade e de porte médio a menor serão encaminhadas ao hospital São José. A meta da Secretaria é de que sejam realizadas cerca de 100 cirurgias por mês.
“Os hospitais vão ter mais um serviço para atender aos usuários. A gente vai acompanhar para que se possa, o quanto antes, dar andamento ao atendimento a essas pessoas e para poder acompanhar de perto o desenrolar da implantação do serviço”, resumiu Alessandra, informando que uma nova audiência será realizada no dia 17 de novembro, às 8h30.
Fogo se espalhou rapidamente em estabelecimento de abastecimento de gás, gerando explosões e atingindo casas vizinhas
A medida visa aumentar a transparência das ações dos agentes e proteger os direitos dos cidadãos
Medidas asseguram repasses e gratuidades até o início das operações das novas concessionárias
DER/SE disponibiliza veículos extras para atender à demanda e reforça fiscalização nos terminais
Corpo de Bombeiros mobiliza trem de socorro para combater as chamas no bairro José Conrado de Araújo