Censo educacional visitará cerca de 5 mil famílias em Maruim
Cotidiano 04/11/2011 10h47O município de Maruim recebe nesta sexta-feira, 4, a 39ª edição do censo educacional, promovido pelo Ministério Público Estadual em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed). A abertura foi às 8h, no Colégio Estadual Doutor Alcides Pereira. Durante todo o dia serão visitadas aproximadamente 4.970 famílias em todo o município, distribuídas em oito povoados. As visitas serão realizadas por 400 recenseadores, que são alunos de escolas da rede pública de ensino, além de 36 agentes de saúde, que serão coordenadores setoriais, e sete técnicos da Seed.
Segundo a coordenadora do Censo Educacional, professora Selma Siqueira, o objetivo é identificar crianças e adolescentes fora da escola. "Pretendemos com isso resgatar a cidadania e proporcionar oportunidades igualitárias de acesso a uma educação básica para todos que se encontram à margem dos bancos escolares", afirmou.
Serão coletados dados referentes a crianças fora da escola, analfabetas, sem certidão de nascimento, e crianças que não estejam frequentando a escola por terem necessidades especiais. Após o censo, a Secretaria de Estado da Educação e o Ministério Público irão realizar o pós-censo, no mês de dezembro, quando serão convocados os alunos para que sejam realizadas as matrículas.
O MP, em parceria com a Seed, realizou neste ano de 2011 os censos educacionais nos municípios de Monte Alegre e Ilha das Flores. Nestes dois municípios, foram encontradas 1.144 pessoas entre zero a 18 anos fora da escola, 48 com necessidades especiais também fora da escola e 181 sem certidão de nascimento. O censo educacional teve início no ano 2000 e já visitou 13 municípios.
Homem é também investigado por favorecimento à prostituição de adolescentes
Operação Vale dos Ventos V investiga armazenamento de 797 arquivos ilícitos em nuvem
Parque, que está em reforma, receberá mais de 1.200 mudas, duplicando a quantidade de árvores
Capital sergipana deve ter dia com céu claro e sem possibilidade de chuva
Grupo havia utilizado um táxi para cometer o crime, que ocorreu em Nossa Senhora do Socorro