Cemitérios estão sendo preparados para o dia de Finados
Cotidiano 25/10/2011 16h21Com o objetivo de garantir a tranquilidade dos milhares de parentes que visitam seus entes queridos sepultados nos cemitérios públicos da capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), iniciou na última segunda-feira, 24, diversos serviços de manutenção, como limpeza e reformas na estrutura. O trabalho faz parte de uma operação pela proximidade do Dia de Finados, lembrado em 2 de novembro.
No cemitério São João Batista, o maior da capital, uma equipe de limpeza, composta por 12 agentes, trabalham diariamente para manter o local adequado em razão do grande número de pessoas que estará presente no dia 2. "Temos um total de 72 agentes de limpeza fazendo a manutenção em todos os cemitérios da cidade", informou o gerente de Limpeza Urbana, Roberto Gomes.
O trabalho de limpeza será realizado até a próxima terça-feira, 1º, nos cemitérios públicos e privados. "Nos cemitérios públicos a manutenção será realizada na área externa e interna com a execução dos serviços de varrição, capinação e gadanhamento. Já nos cemitérios privados iremos realizar a limpeza externa", registra do gerente. "Durante o dia de Finados teremos uma equipe permanente e no dia 3 faremos a limpeza de todos os locais conforme a demanda", acrescenta.
"Durante todo o dia 2 de novembro colocaremos à disposição, como equipe fixa, 12 agentes de limpeza no cemitério São João Batista e mais 12 agentes, como equipe volante, nos demais", detalha Roberto Gomes. As equipes volantes serão distribuídas entre os cemitérios do ABC (Jardins), Maria Helena Alves Bandeira (Atalaia) e Dos Náufragos (Mosqueiro).
Reforma
Como parte das ações de manutenção, o cemitério São João Batista passa por algumas reformas com a finalidade de receber o público. "São pequenas reformas e reparos na estrutura, como pintura da capela e reposição de cimento. A capela será completamente pintada para as pessoas fazerem suas orações em ambiente mais agradável. Nos demais cemitérios também estamos realizando reparos semelhantes", informa o arquiteto da Emsurb, Daniel Sales.
Fonte e foto: Ascom/Emurb
Grupo havia utilizado um táxi para cometer o crime, que ocorreu em Nossa Senhora do Socorro
A ação é fundamental para garantir um ambiente limpo e organizado durante o evento
Ferramenta será coordenada pela Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação
Estado obteve um aumento de 34,7% de alunos inscritos concluintes do ensino médio em relação a 2023
Atendimentos gratuitos estão disponíveis online e nos cartórios; biometria requer agendamento