Catraca dupla nos ônibus: vereador da Barra levará denúncia ao MP
Problema tem causado transtornos para usuários. Setransp diz que medida traz segurança Cotidiano | Por Daniel Soares 23/01/2025 09h49As catracas duplas, instaladas em alguns ônibus do transporte coletivo na Grande Aracaju, em Sergipe, podem entrar na mira do Ministério Público de Sergipe. É o que pretende o vereador da Barra dos Coqueiros, Hebert Pereira (PP), que promete levar uma denúncia formal ao órgão sobre esse problema.
Essa questão tem sido objetivo de reclamação de vários usuários do transporte. Isso por que a catraca dupla - onde uma borboleta fica instalada sobre a outra - causa dificuldades, especialmente para quem tem problemas de locomoção ou para quem está transportando uma bolsa ou mochila.
Segundo Hebert Pereira, a denúncia ao Ministério Público irá exigir medidas efetivas para acabar com a prática. O parlamentar está lançando uma campanha com a coleta de assinaturas para uma petição online e a expectativa é de obter apoio popular para combater as catracas duplas.
"Há dois anos, os usuários do transporte público convivem com o constrangimento e o desconforto impostos por esse sistema. É desumano e inaceitável que o direito de ir e vir seja tratado com tanto descaso. Precisamos devolver a dignidade ao cidadão”, afirma o vereador.
"É um grande problema, por esta catraca está claramente fora dos padrões. É muito apertado passar nela. Uma pessoa um pouquinho mais gordinha já não passa, uma gravida não passa, uma pessoa com sacolas na mão ou mochila que engancham tem dificuldades", completa Hebert.
Segurança
Procurado pelo Portal F5 News, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) se posicionou através de uma nota informando que o sistema de transporte tem catraca alta apenas nas áreas onde foram determinadas pela SMTT por questão de segurança devido ao alto índice de pulos de catraca, como na Barra dos Coqueiros e algumas áreas de São Cristóvão e Aracaju. "Esse tipo de ocorrência já resultou, por exemplo, em casos de arrastões/assaltos a passageiros e ameaças aos motoristas", explicou.
O Setransp informou ainda que todas as pessoas devem passar pela catraca, seja pagando a tarifa ou acessando com o cartão gratuidade, e que isso gera mais segurança e mobilidade no embarque no ônibus. "Já para as pessoas com pouca mobilidade, obesos e gestantes, os assentos preferenciais da dianteira são destinados exclusivamente para elas, justamente para não passarem pela catraca. O embarque pela porta traseira é proibido pela regulamentação de transporte por medidas de segurança, exceto para pessoas em cadeira de rodas", concluiu.
Também através de uma nota, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) informou ao F5 News que a nova gestão está ciente das dificuldades que muitos passageiros têm enfrentado, especialmente aqueles com mobilidade reduzida e os que carregam sacolas ou mochilas.
A SMTT ressaltou que a gestão tem escutado os usuários do transporte público de Aracaju e está empenhada em buscar soluções e alternativas para melhorar a situação, garantindo um transporte público mais acessível e confortável para todos os aracajuanos.