Avosos faz mais de 120 mil atendimentos em 2011
Relatório foi divulgado no Dia Mundial de Combate ao Câncer Cotidiano 09/04/2012 15h18Da Redação
A Associação de Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) apresentou o relatório de atividades realizadas em 2011 no último domingo (08), em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer. Foram realizados mais de 120 mil atendimentos gratuitos às crianças e adolescentes assistidos pela entidade.
Entre os serviços e benefícios socioassistenciais gratuitos disponibilizados pela Casa Tia Ruth de Apoio à Criança com Câncer/Avosos, foram oferecidos transporte para as crianças e adolescentes e seus acompanhantes, hospedagem e apoio necessário para melhoria da qualidade de vida durante o tratamento. Foram contabilizados mais de 23 mil hospedagens, mais de 25 mil passagens, cerca de 2.500 cestas básicas, mais de 2.700 suplementos alimentares e complementos vitamínicos, mais de 38 mil refeições, 63 óculos fornecidos, doação de oito órteses, entre outros benefícios.
Prestes a completar 25 anos como instituição constituída legalmente, a Avosos obteve esses resultados através dos serviços e benefícios socioassistenciais. Atualmente, existem na instituição mais de 1.200 cadastros de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas e, destes, mais de 400 são ativos.
Outro auxílio fundamental para que se garanta o desenvolvimento do assistido no que se refere ao tratamento e acompanhamento da doença, são os atendimentos da equipe multidisciplinar da instituição, trabalhando de forma integrada para atingir mais resultados positivos.
Foram realizados mais de 650 atendimentos psicológicos e cerca de 1.400 nutricionais, 1.618 atendimentos pedagógicos e psicopedagógicos, além de 7.306 em oficinas, mais de 3.400 atendimentos odontológicos, 8.922 atendimentos no serviço social e 1.011 no setor de fisioterapia. Já no Serviço de Oncohematologia Pediátrica (SOHEP/AVOSOS), disponibilizado gratuitamente para as crianças e adolescentes com câncer e com suspeita da doença, foram realizadas mais de 700 consultas médicas oncohematológicas, 49 mielogramas, 14 procedimentos cirúrgicos, mais de 220 aplicações de quimioterapia, cerca de 4.500 exames laboratoriais e especializados e mais de 4.600 medicamentos complementares.
Para o gerente geral da Avosos, Wilson Melo, esses resultados demonstram o compromisso da instituição perante a sociedade na prestação de serviços em busca de qualidade de vida de seus assistidos. ˝Esses resultados são a prova do trabalho sério e comprometido que vem sendo feito ao longo desses 25 anos. A instituição tem conseguido, graças ao apoio que recebe, prestar uma assistência digna às crianças e adolescentes ̋, explica o gerente.
Ao longo desses anos, a Avosos conquistou muitas vitórias graças a doações e apoio da sociedade e empresas parceiras. A sede própria, o voluntariado e a equipe multidisciplinar composta por profissionais de diversas áreas, que acompanham e auxiliam no tratamento dos assistidos, são peças fundamentais desta história.
A instituição se mantém através de doações da sociedade e de empresas parceiras, através de campanhas, projetos e eventos, da renda gerada com os atendimentos ambulatoriais dos pacientes adultos no Centro de Oncologia e com a venda de produtos, no bazar permanente, adquiridos por doações e confeccionados na própria entidade.
São 25 anos de trabalho, dedicação e vitórias. Os números mostram o resultado de luta desses anos na busca de um único objetivo: salvar vidas. ˝A trajetória é longa e nós já percorremos um bom caminho, mas ainda temos muita estrada pela frente. Ainda há muito que pode ser feito no combate ao câncer infantojuvenil˝, comentou Wilson.
Atividades físicas, mesmo as mais leves, realizadas horas antes dos testes podem melhorar a velocidade de processamento da memória
Linguista Igor Gadioli mostra também que, apesar de bem vinda, a tolerância tem limites
O evento, que reunirá clientes, influenciadores e representantes da imprensa
Colisão transversal entre carro e moto ocorreu na manhã deste sábado (16)
Os alunos da rede pública ficarão 30 dias numa imersão educacional e cultural