Atalaia Nova: Conheça o estilo de vida de adeptos do motorhome
Membros de associação baiana participam de eventos na Barra dos Coqueiros Cotidiano | Por Monica Pinto 08/09/2024 14h00 - Atualizado em 08/09/2024 14h29Neste final de semana, acontece uma edição especial da Feirinha de Artesanato e do projeto musical Pôr do Sol, promovidos periodicamente na Atalaia Nova, no município de Barra dos Coqueiros, na Grande Aracaju (SE). Além da programação habitual realizada pela Prefeitura na praça de eventos, que também agrega barracas com opções de lanches, estão reunidos dezenas de motorhomes cujos proprietários são membros da Associação Motorhome Bahia Casa sobre Rodas, com 120 integrantes.
F5 News conversou com o presidente da entidade, Pompílio Viana Neto, para conhecer um pouco do estilo de quem vive grande parte de seu tempo em movimento, porém com bastante conforto e, em alguns casos, com fartas doses de luxo.
“O motorhome é um veículo que representa a nossa casa e pode se deslocar para onde nós quisermos”, disse ele ao portal, situando inclusive essa mobilidade como uma estratégia para evitar quaisquer incômodos. “Se você estiver junto de alguém que você não queira ficar, você transporta sua casa para outro lugar”, exemplifica.
Os membros do grupo participam de encontros como o da Atalaia Nova, segundo Pompílio, para fazer novos amigos e “compartilhar alegrias”. As viagens acontecem para vários destinos. Em maio passado, foi feito um encontro no município baiano de Rio de Contas, em comemoração ao dia de Corpus Christi, 30 daquele mês. “Lá estávamos com 50 veículos, 50 famílias, cento e poucas pessoas participando do evento religioso”, lembra.
Pompílio avalia o perfil da turma do motorhome como pessoas que não se adaptam a ficar “presas dentro de casa”, que saem, viajam, conhecem outros lugares. “Compartilhamos com outros amigos e sempre junto à natureza; agora, precisamos de uma infraestrutura mínima de água e luz para ficarmos acima de quatro, cinco dias”, conta.Ele destaca que o grupo presta especial atenção à conservação ambiental - “Nós não jogamos nada que é consumido onde nós estamos, o nosso lixo é coletado, nossa água de banho a gente joga em um lugar gramado, mas dejetos não jogamos em hipótese nenhuma no local onde estamos”.
Pompílio contou ainda ao portal que é feito um trabalho de conscientização junto aos associados e há também ações sociais em comunidades mais carentes dos locais visitados pelo grupo. “Ontem fizemos doações para as crianças carentes de uma escola municipal [na Barra dos Coqueiros] e um trabalho com o plantio simbólico de árvores com crianças da região”, completa, registrando ainda as contribuições às economias locais, visto que o grupo consome tudo o que precisa nas cidades visitadas, de mantimentos a combustível. “Nós trazemos recursos de fora, que é isso que o turismo deve proporcionar”, resume.
No período de um ano, ele disse ao F5 News que não fica em sua casa fixa nem a metade de seu tempo disponível, escolha que se viabiliza pelo fato de ser aposentado, assim como a maioria dos integrantes da Associação Motorhome Bahia Casa sobre Rodas.Embora convidativo, esse estilo de vida é, porém, inacessível à maioria dos brasileiros. Um dos veículos expostos no evento, o luxuoso Iveco Santo Inácio 8.5, modelo 2020, está à venda por R$ 980 mil.
As atividades na praça de eventos da Atalaia Nova prosseguem neste domingo (8), com o encontro de motorhomes por todo o dia; às 17h, o Projeto Pôr do Sol e, às 19h, show com Garizinho de Luxo.