Assaltos a ônibus levam trabalhadores do setor a temer turno da noite
SSP diz que 80% dos casos em 2012 foram elucidados Cotidiano 15/04/2012 07h00Por Adriana Meneses
Dados do Sindicato dos Trabalhadores de Transporte de Aracaju (Sintra) mostram que, de 1º de janeiro até a quinta-feira (12), 98 veículos do transporte público de Aracaju e bairros adjacentes foram alvo de bandidos. O fato vem preocupando a categoria, que busca junto à Secretaria de Segurança Pública uma solução para esse quadro.
De acordo com o presidente do Sintra, Miguel Belarmino, os condutores dos veículos estão assustados e, portanto, refratários a trabalhar no turno da noite. “Quem perde com isso é a sociedade. Nossos trabalhadores ficam em uma situação complicada, pois não têm segurança nem para desempenhar seus serviços com dignidade”, salientou.
Ainda de acordo com Belarmino, no último dia 26, o sindicato encaminhou um ofício para o secretário de Segurança Pública, João Eloy, solicitando uma reunião com representante do Sintra, motoristas e cobradores e membros da sociedade. “Estamos aguardando um posicionamento da SSP para que nessa reunião possamos explorar pontos importantes e planejar uma forma de dar mais segurança para os trabalhadores e população que fazem uso do transporte público”, disse.
Assaltos elucidados
Procurado pela reportagem de F5 News, o coordenador da Divisão de Repressão de Roubo a Ônibus, delegado José Inephânio (foto), informou que o departamento vem trabalhando de forma intensa para reduzir esse tipo de crime, o que já chegou a um saldo de 80% na elucidação dos roubos que aconteceram em 2012. “Estamos realizando prisões desses suspeitos quase que diariamente, as ações estão sendo rápidas e o resultado tem sido positivo”, disse
O delegado informou ainda que no mês de fevereiro deste ano houve um aumento nessa modalidade de crime em relação ao mesmo mês do ano passado, mas o motivo foi identificado e uma quadrilha que agia na região do bairro Santa Maria foi desarticulada. “Em fevereiro de 2011 tivemos 28 assaltos, já no mesmo mês de 2012 foram 49 crimes. Percebemos que alguma coisa estava errada e diante de investigações conseguimos desarticular uma quadrilha composta por adolescentes que estavam agindo nas linhas que circularam no Bairro Santa Maria”, observou.
Já o comandante do policiamento militar da capital (CPMC), coronel Enilson Aragão, informou que os militares que estão nos batalhões e companhias como Grupamento Tático de Motos (Getam), Batalhão de Choque e Companhia de Rádiopatrulha, fazem blitze diariamente para coibir a ação de criminosos na prática deste tipo de crime e identificar possíveis suspeitos.
Relacionado ao ofício que o Sintra encaminhou para o secretario João Eloy, a assessoria de comunicação da SSP informou que, em virtude da demanda, a solicitação ainda não foi atendida, mas que a reunião será agendada.
Gestor estava internado em um hospital particular após quadro de pneumonia
Acidente aconteceu no início da noite deste sábado (16) na entrada do Povoado Tiá
Capital sergipana deve ter dia com céu parcialmente nublado, mas sem chuvas
Atividades físicas, mesmo as mais leves, realizadas horas antes dos testes podem melhorar a velocidade de processamento da memória
Linguista Igor Gadioli mostra também que, apesar de bem vinda, a tolerância tem limites