Aracaju participa pela segunda vez da Hora do Planeta
Manifesto realizado mundialmente chama atenção para aquecimento global Cotidiano 30/03/2012 20h04Por Fernanda Araujo
Na noite de sábado as lâmpadas estarão apagadas. O movimento Hora do Planeta, que teve início na Austrália em 2007 pela WWF e no Brasil desde 2009 no Rio de Janeiro, toma as ruas da capital sergipana em seu segundo ano de participação. Os prédios públicos, o centro administrativo da Prefeitura, o relógio do Parque da Sementeira e o Mirante da 13 de Julho terão as luzes apagadas este sábado (31) por 60 minutos em manifesto antiaquecimento global.
Segundo a assessora de comunicação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Mayusane Matsunae, que faz parte da organização do evento, a concentração será no Mirante com a presença das vozes do Quarteto Sanfônico e o Dj Tango, onde também serão distribuídas velas para iluminar a noite.
A proposta apresentada pela jornalista Magna Santana em 2011 levou a Prefeitura a aderir esta ideia. “A proposta foi apresentada pela jornalista no aniversário de 156 anos de Aracaju, e a Prefeitura está apoiando, diante as políticas públicas que a Prefeitura vem fazendo para a preservação do meio ambiente. É uma mobilização para que todos façam parte”, apoia Mayusane.
Empresas, escolas e bares também apoiam a causa. Segundo a jornalista Magna Santana, as luzes que contornam o prédio da Câmara dos Vereadores já estarão apagadas a partir de hoje. “Várias empresas, hotéis, bares, escolas que participaram no ano passado vão participar esse ano também, provavelmente o Mc Donalds, o Quality Hotel, o Instituto Federal de Sergipe e o Colégio Jardins com os alunos. Em Aracaju haverá tochas acesas. O espaço do Shop 13 será à luz de velas ”, antecipa.
A iniciativa de trazer o movimento para Aracaju, levou a capital a ter o mês de março como a marca de preservação do meio ambiente. “Eu me afiliei à ONG e já apagava as luzes em casa. Com a necessidade de Aracaju participar, por ter o título de capital da qualidade de vida, tínhamos que marcar presença no evento. Levamos a ideia à Prefeitura que colocou no calendário de aniversário de Aracaju, o que já é uma marca”.
Pela assessoria de comunicação dos shoppings Jardins e Riomar, foi confirmada a adesão. No horário, as luzes da fachada dos centros de compras vão permanecer apagadas.
Interior
Com a necessidade de abrir os olhos para os problemas que envolvem o aquecimento global e o desejo de preservar o meio ambiente, como no ano passado, a cidade de Itabaiana também vai participar da mobilização com o apoio da Universidade Federal de Sergipe em uma concentração na praça João Pereira. De acordo com a jornalista, a empresa Velas D’Ávila será a responsável por distribuir 1.500 velas na cidade.
“O foco é o alerta à população para os efeitos do aquecimento climático do planeta para atender à manifestação simbólica. Você vê aí o calor que estamos tendo. Segundo uma pesquisa da Austrália, no ano de 2100 a temperatura do planeta vai aumentar para 6⁰ (graus), mas até lá a gente já pode prevenir. E acaba também economizando energia, as pessoas podem participar em casa”, analisa Magna.
Luzes apagadas
Apague as luzes no dia 31, das 20h30 às 21h30. A proposta é um ato mundial que acontece também em algumas capitais brasileiras, onde monumentos históricos são os maiores alvos. Em 2011 mais de 135 países, ou seja, cerca de 1,8 milhões de pessoas participaram. Este ano até o momento foi confirmada a adesão de 102 cidades brasileiras. Todos podem se cadastrar e conhecer a Hora do Planeta pelo site www.horadoplaneta.org.br.
Quarteto Sanfônico fazendo o som do evento
Fotos: Lízia Martins
Linguista Igor Gadioli mostra também que, apesar de bem vinda, a tolerância tem limites
O evento, que reunirá clientes, influenciadores e representantes da imprensa
Colisão transversal entre carro e moto ocorreu na manhã deste sábado (16)
Os alunos da rede pública ficarão 30 dias numa imersão educacional e cultural
O menino passa por tratamento médico há aproximadamente dois anos