Aracaju ganhará novo Centro de Tratamento ao Fumante
Cotidiano 11/11/2011 09h28No próximo dia 16 de novembro, o Centro de Especialidades Médicas (CEMAR) da Prefeitura de Aracaju, localizado do conjunto Augusto Franco, vai abrigar o mais novo Centro de Tratamento para o Fumante. O tratamento será totalmente gratuito e oferecerá, inclusive, toda a medicação necessária para que em aproximadamente 6 meses, a pessoa consiga se livrar do cigarro.
A coordenadora de Promoção à Saúde da Scretria Municipal de Saúde (SMS), Sayonara Carvalho, explica que hoje o serviço é oferecido no Hospital Universitário, mas a procura é muito grande. "Por isso, a necessidade de ampliação. E em janeiro do próximo ano abriremos mais dois centros como esses: um no CEMAR Siqueira Campos e outro no Centro de Atenção Psicossocial contra Álcool e outras Drogas", explica a coordenadora.
A coordenadora afirma ainda que os novos centros da Prefeitura, ajudarão a desafogar a fila de espera. E para garantir a excelência no atendimento ao usuário que procurar o Centro, durante os últimos três dias, trabalhadores da Rede de Atenção Especializada e da Rede de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Aracaju, participaram do Curso de Capacitação e Abordagem do Tratamento do Fumante.
Realizada no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), a capacitação, voltada para médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, entre outros profissionais da saúde, é realizada graças a uma parceria entre as Secretarias Municipal e Estadual da Saúde, e o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Abordagem
O objetivo do curso foi reforçar a capacitação desses profissionais na abordagem ao usuário, para que ele procure o tratamento para deixar de fumar e também para atuar nos novos centros de tratamento de fumantes na cidade de Aracaju.
Para a médica Ana Paula, o curso tem uma máxima importância, pois potencializa as ações no combate ao fumo. "O tabagismo é uma doença que tem cura, e é nesse ponto de ajuda que nós profissionais da saúde vamos atuar, para captar e tratar o fumante", alerta a médica.
Para o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, o tratamento para o fumante é uma conquista histórica do SUS. "Somos o único país que oferece de forma gratuita todo o tratamento multidisciplinar: desde a abordagem, até o acompanhamento terapêutico. O importante é o usuário se sentir fortalecido e acompanhado, e é nisso que vamos investir e ampliar", conclui Silvio.
Fonte: Agência Aracaju
Foto: André Moreira
Vagas estão disponíveis nas modalidades presencial e online
Secretaria de Saúde alerta sobre a importância da vacinação
Caso ocorreu nessa terça-feira (5) e também resultou na apreensão de entorpecentes. Homem foi preso
Serão feitas fiscalizações de alimentos, bebidas e gelo, além de orientação para evitar riscos aos consumidores produtos
Atriz sergipana, que interpretou Corina Castello em No Rancho Fundo, fala sobre representatividade e maternidade trans