Após explosão no Rio, Corpo de Bombeiros alerta para cuidados
Cotidiano 14/10/2011 14h57Por Fernanda Araujo
Na quinta-feira (13), uma explosão em um restaurante no centro do Rio de Janeiro deixou três mortos e 17 feridos, três em estado grave. A explosão ocorreu devido a um vazamento de gás.
Esclarecendo os cuidados na utilização do gás, o responsável pela direção de atividades técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), major Isaú Neves de Souza Júnior, contou ao F5 News que, para a instalação de um estabelecimento que utiliza gás, o primeiro passo é contratar uma empresa para elaborar um projeto de avaliação do local, devendo ser entregue ao Corpo de Bombeiros, onde poderá ser aprovada ou não.
“Serão dois projetos distintos, o projeto de incêndio e o de gás. Depois de feitos os projetos, antes do funcionamento, a empresa contratada deverá fazer um teste que vai durar cerca de quatro horas”, explicou, informando ainda que, no projeto de incêndio, será estabelecido o local apropriado para posicionar o extintor.
Segundo o major Isaú, o Corpo de Bombeiros trabalha em conjunto com a Prefeitura de Aracaju, que precisa emitir um alvará autorizando o funcionamento do estabelecimento, que, por sua vez solicita o certificado de aprovação para funcionar.
Após os testes, de acordo com as normas de segurança, o proprietário obtém a licença de utilização do gás válida por um ano. “A reavaliação no local é feita anualmente pelos responsáveis”, esclareceu.
O major alertou que, havendo suspeita de vazamento de gás, é indispensável contatar imediatamente o Corpo de Bombeiros e a empresa responsável para realizar a fiscalização, de maneira a determinar se a suspeita procede.
Ação promove soluções, agiliza procedimentos e tem atenção especial a pessoas de baixa renda
Prisão ocorreu em torno de investigação que já resultou na prisão de uma mulher integrante do grupo criminoso
Gestor tinha 67 anos. Prefeitura decretou luto de três dias
Sinistro aconteceu na manhã desta terça-feira (5) entre Glória e Aparecida
Acidente aconteceu nesta segunda-feira (4), no Povoado Lagoa do Riacho