Adema instrui população sobre o que fazer ao encontrar cobras e jacarés
Orgão ambiental fornece instruções para que esse encontro não resulte em riscos Cotidiano | Por F5 News 09/05/2024 16h26Com o início do período chuvoso, aumenta a chance de cobras e jacarés aparecerem em áreas urbanas de Aracaju. A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) orienta a população sobre como proceder nesses casos e destaca a importância de evitar o contato direto com animais silvestres.
Nesta quinta-feira (9), o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da Adema recebeu um jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris) resgatado pelo Pelotão Ambiental na avenida José Carlos Silva, na Zona Sul da capital. O animal, adulto, com 70kg e cerca de 1,90m de comprimento, foi avaliado pela equipe da Adema e considerado em boas condições de saúde. Após avaliação clínica, o jacaré foi encaminhado para soltura em área de reserva ambiental.
De acordo com o veterinário da Adema, Daniel Allievi, o período chuvoso cria condições propícias para o aparecimento de cobras e jacarés em áreas urbanas. Isso ocorre porque os abrigos e ninhos desses animais podem ser inundados, levando-os a buscar abrigo e regular a temperatura corporal.
Aracaju, por ser rodeada de áreas verdes e entrecortada por cursos d'água e manguezais, apresenta condições favoráveis para a presença desses animais silvestres. "Além disso, a temperatura da cidade durante todo o ano é propícia para o desenvolvimento e reprodução da espécie, o que ocorre principalmente nos meses mais quentes do ano. Agora no período chuvoso, eles tendem a aparecer com maior frequência", explica Daniel.
Ao encontrar um cobra ou jacaré fora do habitat natural, é importante seguir as seguintes orientações:
-
Evite aproximação e manuseio: Não se aproxime do animal e não tente tocá-lo ou alimentá-lo.
-
Acione os órgãos ambientais para realizar o resgate em segurança. A Adema possui equipe capacitada para o manejo adequado de animais silvestres. O resgate de fauna funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos finais de semana e feriados, das 8h às 15h30. O contato pode ser feito pelo WhatsApp ou telefone (79) 99191-5535.
-
Em outros horários ou em caso de indisponibilidade da equipe da Adema, a população também pode procurar o Corpo de Bombeiros ou o Pelotão Ambiental da Polícia Militar.