Postos de Atendimento da Deso funcionam parcialmente nesta sexta-feira
Cotidiano 30/03/2012 14h37Em virtude da implantação do Sistema de Gestão de Serviços de Saneamento (GSAN), os Postos de Atendimento ao Cliente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) sofrem restrições na realização de alguns serviços nesta sexta-feira, dia 30, em todo o estado. O GSAN é um software livre, mais eficiente, que passa a ser operado pelos setores das áreas comercial e financeira da Deso para garantir mais agilidade no atendimento.
Os Postos de Atendimento ficam abertos ao público somente para pedido de emissão de 2ª via da fatura. E para melhor comodidade da população, a Deso disponibiliza ainda o atendimento ao cliente via telefone através do 08000-790195, possibilitando ao usuário registrar reclamações. Já a demanda pelos demais serviços como ligação e religação de água, mudanças e aferição do hidrômetro ou ainda o pedido para verificação cadastral está suspensa e só volta a ser atendida a partir da próxima segunda-feira, 2.
A suspensão temporária do atendimento nos Postos é necessária para que a Deso faça a migração de informações do antigo sistema para o moderno GSAN. Isso porque o sistema engloba conteúdo sobre o histórico dos mais de 550 mil clientes da Companhia de Saneamento de Sergipe, dispondo de dados desde a leitura de hidrômetros até o registro do pagamento de faturas.
Neste dia 2 de abril, o GSAN começa a funcionar em fase experimental, ou seja, a Deso passa a executar paralelamente o antigo modelo de Gestão Comercial de Saneamento (GCS) e o GSAN, enquanto todas as funcionalidades do novo sistema são aferidas e adequadas ao cotidiano da empresa.
O sistema
O GSAN é um software livre, cedido pelo Ministério das Cidades, para possibilitar mais agilidade, autonomia, segurança e qualidade nos processos de trabalho da área comercial e financeira das companhias de saneamento do Brasil. Agora diversos serviços da Deso como cadastro, micromedição, faturamento, cobrança, arrecadação e o atendimento ao público ganham mais eficiência.
A ferramenta começou a ser implantada em julho de 2009, quando a Deso contratou a empresa Procenge para customizar o GSAN às características e necessidades da Companhia de Saneamento de Sergipe. Desde então, as adequações e ajustes são feitos no novo sistema que será implantado. A plena substituição do modelo antigo só será efetivada quando o GSAN apresentar total consistência na operacionalização.
“Pedimos a compreensão dos clientes caso haja lentidão no atendimento prestado na área comercial durante a primeira semana de execução do GSAN, pois o resultado desse trabalho é uma maior satisfação da Companhia de Saneamento de Sergipe em atender com excelência a população”, orientou o presidente da Deso, João Bosco de Mendonça.
Ele reforçou que a empresa vem contando com a parceria do SergipeTec para realizar os testes de software, verificando as funções e usabilidade do GSAN. Através desse trabalho minucioso as possíveis falhas são identificadas e corrigidas de imediato. Além disso, desde dezembro de 2011, as equipes de gestores, atendentes e usuários do sistema estão sendo treinadas para trabalhar com o novo sistema.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Deso
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