STF determina que União crie plano para melhorar sistema prisional
Os ministros reconheceram violação de direitos fundamentais no sistema prisional Brasil e Mundo | Por Metrópoles 04/10/2023 16h15O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, por unanimidade, a violação massiva de direitos fundamentais no sistema prisional brasileiro e determinou que o governo federal elabore um plano de intervenção para resolver a situação.
Os ministros analisaram a questão na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 347, apresentada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). O julgamento tinha sido suspenso na terça-feira (3/10) e foi retomado nesta quarta (4/10) para que o ministro Gilmar Mendes votasse. Ele acompanhou o voto-vista do ministro Luís Roberto Barroso e o julgamento foi concluído.
O julgamento do mérito foi iniciado em junho de 2021, em sessão virtual, quando o relator, ministro Marco Aurélio (aposentado), votou pela declaração do chamado “estado inconstitucional de coisas” relativamente ao sistema carcerário e propôs uma série de medidas para mitigar a situação.
Nesta terça-feira, o ministro Luís Roberto Barroso, em sua primeira sessão na Presidência do STF, apresentou seu voto-vista, ampliando a proposta do relator. Ele fez atualizações em relação ao voto do relator do caso, o ministro aposentado Marco Aurélio Mello, que foram aprovadas pelos outros ministros.
Assim, o STF determinou que a União elabore um Plano Nacional de intervenção no sistema prisional, com prazo de seis meses para apresentação e 3 anos para execução.
Leia mais no Metrópoles, parceiro do F5 News.