“Será uma longa guerra”, diz Netanyahu, primeiro-ministro de Israel
Primeiros-ministros de Israel e Reino Unido se reuniram nesta quinta-feira (19) Brasil e Mundo | Por Metrópoles 19/10/2023 10h20O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, se encontraram na manhã desta quinta-feira (19/10), em Jerusalém, Israel. O premiê do Reino Unido disse que a nação está em sofrimento e afirmou que apoia Israel contra o terrorismo. “Será uma longa guerra”, enfatizou Netanyahu nesta manhã.
As autoridades se reuniram com a imprensa em um pronunciamento nesta manhã.
Em busca de um suporte contínuo do Reino Unido, Netanyahu enfatizou a figura do Hamas como terrorista, e solicitou apoio nesse conflito contra o grupo, que se estende desde o sábado (7/10). Ele chegou a comparar o grupo com o nazismo e o Estado Islâmico.
“Hamas é o novo nazismo, eles são o novo ISIS, (…) e nós temos que lutar contra eles juntos assim como o mundo civilizado se uniu para derrotar os nazistas. O mundo precisa agora apoiar Israel enquanto lutamos para derrotar o Hamas”, afirmou Netanyahu. “É uma batalha de todo o mundo civilizado. Uma batalha de Israel, uma batalha moderna dos países Árabes, da sociedade do oriente, do mundo livre, uma batalha pelo futuro”, completou.
Ele também ressaltou que grupos do Hamas e Hezbollah, além do Irã, desejam levar o Oriente Médio a uma era de “servidão, guerra, escravidão e aniquilação”, e insistiu que a principal motivação do ataque de Hamas à Israel seria a vontade de parar o avanço da modernidade e da paz.
Leia mais no Metrópoles, parceiro do F5 News.