População de Manaus sofre com seca extrema e queimadas recordes
Amazonas registrou 2.940 focos de queimadas em outubro, segundo o Inpe Brasil e Mundo | Por Metrópoles 18/10/2023 08h50Manaus, capital do Amazonas, tem ganhado aspectos cada vez mais apocalípticos, com seca extrema, baixa qualidade do ar e queimadas em cidades vizinhas. Especialistas em meio ambiente ouvidos pelo Metrópoles falam sobre as dificuldades causadas por esses eventos, agravados pelas mudanças climáticas.
“Aqui, no município de Manaus, e na região metropolitana, já há relatos de comunidades com muita dificuldade de locomoção, sendo que os rios, igarapés e lagos são os meios de locomoção mais comuns, principalmente para a população de menor renda aqui no Amazonas”, relata o porta-voz do Greenpeace Brasil, Rômulo Batista.
“Então, já há dificuldade para essas comunidades de acesso à sede do município, tanto para serviço bancário, saúde, educação, e até mesmo para alimentação e abastecimento de água potável, em especial na região de Várzea, onde não existe a possibilidade de ter um poço para coletar água potável”, completa Rômulo.
Leia mais no Metrópoles, parceiro do F5 News.