Pesquisa mostra perfil do turista brasileiro | F5 News - Sergipe Atualizado

Pesquisa mostra perfil do turista brasileiro
Lançamento aconteceu na Abav 2011
Brasil e Mundo 21/10/2011 08h56


Uma pesquisa exclusiva sobre o perfil do viajante brasileiro foi lançada na tarde desta quinta-feira, 22, no 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – Abav 2011. O diretor do Núcleo de Turismo da Editora Abril, Caco De Paula, juntamente com o diretor do Senac para Assuntos Estratégicos, Antônio Henrique Paula, e o diretor do Ibope Inteligência, Hélio Gastaldi, divulgou dados da pesquisa feita com uma amostra de mais de 6 mil leitores da revista Viagem & Turismo, da Editora Abril, baseados em suas experiências de viagens concretizadas e não apenas no desejo particular.

Com a perspectiva voltada para a Copa do Mundo 2014 e sem ignorar o atual cenário econômico e o momento de ascensão social, principalmente da classe C, a pesquisa revelou que o turista brasileiro tem entre 31 e 40 anos, viaja em família, pertence à classe A ou B (praticamente empatadas na porcentagem, com 48% e 47% respectivamente), tem uma média de viagem de duas vezes ao ano e a maioria já viajou para o exterior.

A percepção da beleza do destino é um dos fatores decisórios para a escolha da viagem. No Brasil, 64% procuram destino de inverno, já quando viajam para o exterior, 64%, buscam praias paradisíacas.  A maioria opta por resorts por conta de suas atividades de lazer e infraestrutura; por hotéis com localização estratégica; por companhias aéreas mais baratas; pela confiabilidade das operadoras de viagem; e pelo itinerário dos cruzeiros.

A pesquisa ainda apontou um crescimento de 4% de consumidores da classe C, que não aparecia em pesquisas realizadas anteriormente. “A classe C sofreu um aumento expressivo, mas não é a mesma de antes. Foi criada uma nova classe econômica, apesar de estar sob a mesma denominação. É preciso apresentar um mercado para esse consumidor”, avaliou De Paula.

Dentre os canais de informação para definir a viagem, os consumidores dão preferência para as revistas especializadas (36%), internet (34%) e operadoras de viagens (13%).

A pesquisa

Com um planejamento de um ano e uma análise de quatro meses feita com 6115 pessoas, em 17 estados e no Distrito Federal, com 1200 variáveis e 33 categorias, a pesquisa foi desmembrada em duas fases. Uma em que o perfil do turista foi esmiuçado e a outra em que se falou de fatos já vivenciados por ele em termos de viagem, como se prefere praia ou serra até resort ou hotel.

“A amostragem foi feita entre os leitores da revista Viagem & Turismo por representarem um corte específico na população, já que possuem hábitos efetivos de viagem. Por isso o dado foi tão pungente. Essa pesquisa evidencia o fenômeno do turismo dentro da macroeconomia brasileira, por isso sua importância se dá por mostrar a direção que as empresas do setor devem seguir ao traçar caminhos produtivos, tanto qualitativamente, quanto quantitativamente”, explicou.

Mais Notícias de Brasil e Mundo
 Divulgação/ID
21/11/2024  15h57 Decisão sobre liberdade dos irmãos Menendez é adiada: entenda
Eleição para promotor na Califórnia adiou a decisão sobre clemência para os irmãos
Arte Agência Brasil
21/11/2024  07h32 MGI anuncia o adiamento da divulgação do resultado final do CNU
Um novo cronograma será divulgado nesta quinta-feira (21)
 Ricardo Stuckert/PR
20/11/2024  15h24 Presidentes do Brasil e da China assinam 37 acordos bilaterais
Cerimônia ocorreu durante visita de Estado do líder chinês em Brasília
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
20/11/2024  11h02 Mega-Sena acumula e irá sortear prêmio de R$ 18 milhões
Números sorteados foram: 03 - 09 - 18 - 54 - 59 - 60
Arte Agência Brasil
20/11/2024  10h13 Concurso Unificado: resultado final será divulgado nesta quinta-feira (21)
Maior certame já realizado no país oferece 6.640 vagas em 21 órgãos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado