Mulheres com formação técnica são maioria no mercado de trabalho | F5 News - Sergipe Atualizado

Mulheres com formação técnica são maioria no mercado de trabalho
Brasil e Mundo 06/09/2014 12h43


As mulheres com formação técnica são maioria no mercado de trabalho, representam 55%, segundo a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e Emprego, em 2013. Elas chegaram a 2,9 milhões no mercado formal, que inclui indústria, construção, comércio, serviços e agropecuária.

A participação, no entanto, varia com a área, a maioria está no setor de serviços, com 2,5 milhões. Na indústria e construção, são 238 mil e representam 25% do total de técnicos.

"Existem muitas barreiras, ainda culturais ou preconceituosas, sobre algumas profissões. Tem-se a ideia de que são trabalhos tipicamente masculinos, em função até da história da profissão de base, de que tem que fazer muito esforço", diz o gerente de Estudos e Prospectivas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Márcio Guerra.

Ele ressalta, no entanto, que esse cenário tem mudado e as mulheres chegam a ser maioria em setores como o de eletroeletrônica, "onde existe nível de perfeccionismo no trabalho, de concentração e detalhe. A mulher tem todas estas características e pode se destacar cada vez mais a medida que vai acessando a qualificação".

Na Olimpíada do Conhecimento, organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), as mulheres provam que dão conta do recado e se destacam em áreas majoritariamente masculinas. "As mulheres tem garra, força de vontade, estão se destacando", diz a chefe de equipe de Minas Gerais, Natalia Trindade. "Elas têm muita determinação. Precisam disso para se colocar em áreas predominantemente masculinas".

Segundo Natalia, na área em que atua, eletrônica, os salários são equiparados aos dos homens. "Elas, no entanto, crescem mais rápido nas empresas. Pelo que acompanhamos, as mulheres recebem promoções mais rápido do que os homens", diz a chefe de equipe.

Os números do mercado refletem nos da Olimpíada. As mulheres ainda são minoria nas competições, pouco mais de 20% dos 700 competidores. Mas, neste ano, chegaram a 161, 20 a mais que na última edição.

Camila Araújo é a única mulher no torneio de tornearia, ela é da equipe de Natália, e vem de Contagem. "Não existe preconceito, fazemos tudo que um homem faz. Existem recursos que fazem com que não precisemos  de usar tanto a força", diz a profissional. Segundo ela, o único pré-requisito é a força de vontade: "Se quiser, consegue qualquer coisa".

Cleidejane Santos escolheu soldagem. Baiana, de Salvador, ela conta que na época que optou pelo curso, foi por eliminação, descartou o que não gostava, mas não sabia do que se tratava. Hoje é apaixonada pela profissão. Pretende seguir estudando, se especializando e quer atuar no mercado. Um sonho é trabalhar em soldagem submarina em plataforma de petróleo.

Para ela, ser mulher é vantagem. "Geralmente somos mais detalhistas, mais dedicadas. A solda é aparentemente algo grosseiro, mas alguns processos exigem delicadeza", disse.

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. Ela ocorre a cada dois anos pelo Senai. O evento que acontece em Belo Horizonte está na oitava edição. Participam mais de 700 jovens.,

Fonte: Agência Brasil

Foto: Fernanda Araujo  / Arquivo F5 News

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
28/11/2024  07h29 Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 60 milhões
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília, em São Paulo
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
27/11/2024  09h30 Ministério da Saúde anuncia acordo para garantir abastecimento de insulina no SUS
Acordo define entrega de 93% do volume contratado até dezembro
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
27/11/2024  08h45 Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 60 milhões
Números sorteados foram 01 - 13 - 19 - 46 - 50 - 57
Rovena Rosa/Agência Brasil
26/11/2024  09h29 Tragédia em AL: 'vivemos um luto coletivo', diz moradora 
Acidente com ônibus deixou 18 pessoas mortas na Serra da Barriga
Breno Esaki/Metrópoles
26/11/2024  09h07 Bolsonaro alega inocência em meio a novos detalhes de inquérito
Após ser indiciado, o ex-presidente negou que tenha qualquer envolvimento na trama do golpe

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado