Metade dos pacientes apresenta algum sintoma antes da morte súbita
Estudo mostra que sinais podem aparecer horas antes da parada cardíaca Brasil e Mundo | Por Metrópoles 14/11/2023 16h26Metade dos pacientes que sofrem uma parada cardíaca fora do hospital – um evento que também é conhecido como morte súbita – apresentam pelo menos um sintoma nas horas ou dias anteriores, mostra um novo estudo americano publicado no The Lancet, feito pelo Cedars-Sinai Health System, em Los Angeles.
O objetivo dos autores era ajudar a identificar sinais precoces, já que a morte súbita tem uma altíssima taxa de mortalidade, chegando a 90% quando ocorre fora de uma unidade de saúde.
Embora o infarto seja a causa mais associada a uma parada cardíaca, outras condições como doenças congênitas do coração e arritmias também podem estar por trás do problema. Já os casos relacionados a traumas e uso de drogas foram excluídos da pesquisa.
Os autores fizeram um estudo observacional avaliando dois conjuntos de pacientes que acionaram serviços de emergência relatando sintomas similares e que tinham testemunhas do evento capazes de relatar como eles se sentiam no momento do evento ou horas antes.
Leia tudo sobre o estudo no Metrópoles, parceiro do F5 News.