Manifestantes protestam contra aprovação do novo Código Florestal | F5 News - Sergipe Atualizado

Manifestantes protestam contra aprovação do novo Código Florestal
Brasil e Mundo 07/03/2012 17h53


Um protesto contra a votação do novo Código Florestal reuniu, na manhã de hoje (7), cerca de 1.100 pessoas de todas as partes do país e da América Latina, no gramado em frente ao Congresso Nacional. A ação faz parte da campanha nacional ‘MangueFazaDiferença’, que percorreu 35 praias do litoral brasileiro em defesa das florestas e da preservação das áreas ecológicas.

A campanha, coordenada por uma coligação formada por 163 organizações não governamentais, escolheu Brasília para o encerramento da campanha.

Segundo o diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, o movimento quer demonstrar que existe a preocupação de toda a sociedade em relação à votação do Código Florestal. “O que a gente quer mostrar é que esse 'papo' não é só de ambientalista e ruralista. Tem muito mais coisa quando se trata de política pública, de interesse nacional. O que a gente está vendo aqui hoje é uma reação àquilo que os ruralistas dizem que é um interesse do agronegócio”, disse.

Mantovani defende que o governo atue no ajuste de questões delicadas do código e que não ceda a pressões partidárias, permitindo que a base aliada vote um projeto de tal importância com tanta rapidez. “Nós queremos fazer com que todos tenham uma participação, que todos [os movimentos] sejam ouvidos. Não há essa urgência, essa pressa para votar aquilo que é de interesse daqueles que não querem pagar suas contas [...] que querem simplesmente continuar surfando em cima deste grande momento brasileiro, que é o agronegócio”, completou.

Para Rodrigo Joffily Bucar Nunes, empresário e militante do grupo Mangue Faz a Diferença, a participação das pessoas na passeata evidenciou o desgosto da maioria da população com relação à gestão do governo em certos assuntos. “Esse movimento mostra a posição da sociedade civil que não quer ver a coisa aprovada. Não adianta gerar mais alimento de forma insustentável acabando com recursos naturais, é andar pra trás. O que fica claro pra gente é que quem está lá dentro não respeita a gente [referindo-se ao Congresso]. Estamos aqui na porta dizendo que tem algo errado”, alertou.

O estudante de psicologia Renan Lucena saiu do Rio de Janeiro participar das atividades do movimento #VetaDilma, no gramado do Congresso, e disse que a votação do Código Florestal deveria ser uma preocupação nacional. “Esta é uma mobilização nacional, embora muita gente não dê muita bola para o que está rolando aí no Congresso, mas a questão das leis ambientais do nosso país é algo impactante.”

A votação da proposta do Código Florestal, marcada para ontem (6), na Câmara dos Deputados, foi adiada para a próxima terça-feira (13), em reunião de líderes da base aliada. De acordo com o líder do governo na Casa, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), a votação foi remarcada para que o relator, Paulo Piau, possa concluir o seu parecer sobre a pauta.

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
01/11/2024  08h17 Regras do Pix mudam a partir desta sexta-feira (1º)
Operações de mais de R$ 200 dependerão de dispositivos cadastrados
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
01/11/2024  08h14 Mega-Sena sorteia nesta sexta-feira prêmio acumulado em R$ 105 milhões
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília, em São Paulo
Fernando Frazão/Agência Brasil
01/11/2024  08h11 Ronnie e Élcio são condenados por assassinar Marielle e Anderson
Tribunal do Júri do Rio chega a veredito depois de 6 anos das mortes
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
31/10/2024  10h27 Enem 2024: confira documentos aceitos nos dois dias de provas
Cópia de documento, mesmo autenticada, não será aceita
Reprodução Redes Sociais
31/10/2024  08h24 Pianista Arthur Moreira Lima morre aos 84 anos
Considerado um dos maiores pianistas brasileiros, ele lutava contra um câncer no intestino
F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado