Laércio Oliveira discute o novo Código Comercial com Gilmar Mendes | F5 News - Sergipe Atualizado

Laércio Oliveira discute o novo Código Comercial com Gilmar Mendes
Brasil e Mundo 15/07/2013 16h36


 

O deputado federal Laércio Oliveira reuniu-se com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes (foto), para tratar sobre o projeto que cria o novo Código Comercial (PL 1572/11), que está sendo discutido em uma comissão especial na Câmara dos Deputados, da qual o parlamentar é vice-presidente. O ministro já participou de uma audiência pública na Comissão, onde defendeu a criação do novo código. Também participaram da reunião os deputados Vicente Cândido, Paes Landim e Artur Maia.

Gilmar Mendes defendeu a necessidade de se criar um novo Código Comercial autônomo e independente do Código Civil (Lei 10.406/02). O antigo Código Comercial (Lei 556/1850), de 1850, se tornou defasado e teve sua maior parte revogada em 2003, quando entrou em vigor o novo Código Civil. Do antigo Código Comercial restaram artigos sobre direito marítimo, entre outros pontos.

A proposta do Código Comercial tem o objetivo de sistematizar e atualizar a legislação sobre as relações entre pessoas jurídicas. O texto trata, entre outros assuntos, da denominação empresarial, de títulos eletrônicos e do comércio na internet. Atualmente, o direito empresarial brasileiro é disciplinado em sua maior parte pelo Código Civil, que trata também de questões privadas envolvendo pessoas físicas. Mendes afirmou que o atual momento de desenvolvimento econômico do Brasil requer regras que garantam segurança jurídica para o segmento empresarial.

Laércio Oliveira informou que estão sendo realizadas reuniões em vários estados brasileiro para que empresários, universidades e a população em geral contribuam com a formulação do texto. Os eventos contam com palestra do autor intelectual do PL, o professor da PUC, Fábio Ulhoa Coelho.

“Hoje há a compreensão peculiar do valor das atividades desenvolvidas pelas empresas, pelos empreendedores. O texto constitucional é prenhe em referência a esse aspecto, ao destacar a ideia da liberdade de iniciativa”, destacou o ministro. Outro ponto relevante para a consolidação de uma economia forte, lembrou o ministro, é a livre concorrência.

Também é importante, segundo Gilmar Mendes, pensar em novas formas de soluções para os conflitos envolvendo os empresários. No entanto, ele acredita que não há como evitar a judicialização dessas questões, a menos que se crie uma cultura de solução não litigiosa dos conflitos.

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Rovena Rosa/Agência Brasil
26/11/2024  09h29 Tragédia em AL: 'vivemos um luto coletivo', diz moradora 
Acidente com ônibus deixou 18 pessoas mortas na Serra da Barriga
Breno Esaki/Metrópoles
26/11/2024  09h07 Bolsonaro alega inocência em meio a novos detalhes de inquérito
Após ser indiciado, o ex-presidente negou que tenha qualquer envolvimento na trama do golpe
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
26/11/2024  08h27 Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 55 milhões
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília, em São Paulo
Reprodução Metrópoles
24/11/2024  12h44 General tinha 'roteiro' para deputados bolsonaristas rebaterem 8/1
Parlamentares deveriam explorar “ideias-forças” para desgastar o governo, o STF, o ministro Alexandre de Moraes e a PF
Reprodução/Guiness Book
24/11/2024  10h30 Guinness Book: mulher mais alta do mundo encontra a mais baixa
A mais alta tem 2,15 metros e a mais baixa 63 centímetros de altura

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado