Dilma diz que mulheres são maiores beneficiárias de programas sociais | F5 News - Sergipe Atualizado

Dilma diz que mulheres são maiores beneficiárias de programas sociais
Brasil e Mundo 09/03/2014 10h57


A presidenta Dilma Rousseff fez ontem (8) pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão para lembrar o Dia Internacional da Mulher. Ela apresentou números relacionados à participação do público feminino nos principais programas do governo federal e saudou as mulheres como a “maior força emergente no mundo”.

A presidenta ressaltou que, entre as 20 maiores economias do mundo, o Brasil é a que tem mais mulheres empreendedoras. E esse quadro, segundo ela, foi proporcionado pela abertura de linhas de crédito, como a do Programa Crescer, que tem 60% das operações feitas por mulheres. “Somos um país líder no empreendedorismo feminino porque a mulher brasileira tem a sensibilidade de perceber que, abrindo um negócio próprio, ela pode administrar melhor sua vida e a de sua família.”

No pronunciamento, Dilma também garantiu que o público feminino tem sido o mais beneficiado pelas ações governamentais como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Segundo ela, dos quase 1 milhão de matrículas do programa, depois que foi integrado ao Brasil sem Miséria, 650 mil são de mulheres. “São mulheres que saem definitivamente da pobreza, aprendendo uma profissão”, lembrou.

Outros programas sociais também foram elencados pela presidenta como “fortalecedores” do papel social da mulher. Segundo ela, 72% das propriedades da reforma agrária e 93% dos cartões do Bolsa Família estão em nome de mulheres. “Essas novas oportunidades garantem maior autonomia e independência às mulheres e são decisivas para romper o ciclo de violência em que muitas delas ainda vivem. No entanto, precisamos avançar e criar novos instrumentos”, disse Dilma.

A presidenta apontou como principais preocupações o combate à violência doméstica e às desigualdades no ambiente de trabalho. Além de garantir o acesso de mulheres a postos de comando, Dilma lembrou que elas ainda precisam trabalhar. “Vejo que é preciso garantir mais creches para cortar a desigualdade pela raiz, dando às crianças pobres as mesmas oportunidades de crianças de classe média, mas também para facilitar o acesso de suas mães ao trabalho”, disse.

A presidenta concluiu o pronunciamento reconhecendo que ainda é preciso fazer muito mais pelas mulheres, e ressaltou que este é o século das oportunidades. “Este é o século do Brasil. E este é, sem dúvida, o século das mulheres. A mulher é a nova força que move o Brasil.”

Fonte e Foto: Agência Brasil

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Rovena Rosa/Agência Brasil
26/11/2024  09h29 Tragédia em AL: 'vivemos um luto coletivo', diz moradora 
Acidente com ônibus deixou 18 pessoas mortas na Serra da Barriga
Breno Esaki/Metrópoles
26/11/2024  09h07 Bolsonaro alega inocência em meio a novos detalhes de inquérito
Após ser indiciado, o ex-presidente negou que tenha qualquer envolvimento na trama do golpe
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
26/11/2024  08h27 Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 55 milhões
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília, em São Paulo
Reprodução Metrópoles
24/11/2024  12h44 General tinha 'roteiro' para deputados bolsonaristas rebaterem 8/1
Parlamentares deveriam explorar “ideias-forças” para desgastar o governo, o STF, o ministro Alexandre de Moraes e a PF
Reprodução/Guiness Book
24/11/2024  10h30 Guinness Book: mulher mais alta do mundo encontra a mais baixa
A mais alta tem 2,15 metros e a mais baixa 63 centímetros de altura

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado