CPI do Trabalho Infantil discute exploração crianças no carnaval | F5 News - Sergipe Atualizado

CPI do Trabalho Infantil discute exploração crianças no carnaval
Brasil e Mundo 25/02/2014 15h45


Deputadas da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Trabalho Infantil fizeram hoje (25) uma audiência pública para discutir o uso de mão de obra de crianças e adolescentes durante o carnaval do Rio. Entre as assuntos debatidos na reunião, ocorrida na Câmara dos Vereadores do Rio, estão o trabalho infantil em escolas de samba, a presença de crianças em barracas de comércio de rua junto com os pais e a exploração sexual de meninas e jovens.

Foi a terceira audiência sobre o trabalho infantil no carnaval. Antes do Rio, a comissão fez reuniões em Salvador e no Recife. Instalada em outubro do ano passado, a CPI tem até maio para concluir suas atividades.

Segundo a relatora, deputada federal Luciana Santos (PCdoB-PE), algumas medidas podem ser tomadas para evitar o uso de mão de obra infantil, como aumento da fiscalização do Ministério do Trabalho durante grandes eventos, e vistoria nos barracões de escolas de samba.

No caso do Rio, foi constatado que muitos ambulantes levam seus filhos para as proximidades do Sambódromo, porque não têm com quem deixar, ou porque querem ajuda das crianças. De acordo com a deputada, seria interessante que houvesse escolas e creches abertas no carnaval para acolher as crianças enquanto os pais trabalham.

Além disso, a deputada recomendou à prefeitura que aumente a fiscalização para punir ambulantes acompanhados de crianças e adolescentes. O representante da Guarda Municipal informou que o procedimento previsto pela prefeitura é apreender as mercadorias do ambulante e encaminhar a criança ao Conselho Tutelar.

Segundo a presidenta da CPI, Sandra Rosado (PSB-RN), as oportunidades econômicas geradas por grandes eventos não podem servir como motivo para explorar o trabalho infantil. “O lugar da criança é na escola. Ela pode se divertir no carnaval, mas trabalhar, não. Quero a compreensão de todos, e pedir que denunciem esse tipo de trabalho”, disse a parlamentar.

Sobre a exploração sexual de menores, o titular da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima, Marcelo Braga, disse que a Polícia Civil fluminense investiga uma rede de turismo sexual que envolve boates e hotéis da zona sul do Rio.

 

Fonte: Agência Brasil

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Rovena Rosa/Agência Brasil
26/11/2024  09h29 Tragédia em AL: 'vivemos um luto coletivo', diz moradora 
Acidente com ônibus deixou 18 pessoas mortas na Serra da Barriga
Breno Esaki/Metrópoles
26/11/2024  09h07 Bolsonaro alega inocência em meio a novos detalhes de inquérito
Após ser indiciado, o ex-presidente negou que tenha qualquer envolvimento na trama do golpe
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
26/11/2024  08h27 Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 55 milhões
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília, em São Paulo
Reprodução Metrópoles
24/11/2024  12h44 General tinha 'roteiro' para deputados bolsonaristas rebaterem 8/1
Parlamentares deveriam explorar “ideias-forças” para desgastar o governo, o STF, o ministro Alexandre de Moraes e a PF
Reprodução/Guiness Book
24/11/2024  10h30 Guinness Book: mulher mais alta do mundo encontra a mais baixa
A mais alta tem 2,15 metros e a mais baixa 63 centímetros de altura

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado