Hospital São José expande serviços de Otorrinolaringologia
A unidade é uma referência para pacientes do SUS Blogs e Colunas | Saúde em Dia 01/07/2024 12h51 - Atualizado em 01/07/2024 14h09Na última quarta-feira, 26, foi dado um importante passo na ampliação dos serviços de otorrinolaringologia para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com a inauguração do Serviço de Atenção Especializada às Pessoas com Deficiência Auditiva e o Serviço de Laringologia e Voz do Hospital São José. Em homenagem ao renomado médico Prof. Dr. Lauro Augusto do Prado Maia, responsável pela introdução da otorrinolaringologia no hospital, o serviço agora leva seu nome.
Referência em Otorrinolaringologia
A unidade é uma referência para pacientes do SUS, atendendo 52% de toda a demanda clínica ou cirúrgica em otorrinolaringologia no estado de Sergipe. Em 2024, o hospital celebrou a marca de mais de 100 cirurgias de implante coclear realizadas, um avanço significativo para a saúde auditiva no estado. Além disso, a nova portaria do Ministério da Saúde para Implante Coclear foi publicada, permitindo cirurgias bilaterais, a implantação de próteses e a manutenção dos equipamentos totalmente pelo SUS.
“O Hospital São José é referência em Sergipe e no Norte/Nordeste em atendimentos em otorrinolaringologia no SUS. E hoje nós estamos comemorando alguns eventos importantes, como a publicação da nova portaria do Ministério da Saúde, a marca de mais de 100 cirurgias de implantes cocleares realizadas no hospital, os 10 anos do implante coclear em Sergipe e a inauguração de mais dois novos serviços”, destacou Dr. Jeferson D´Ávila, coordenador do Serviço de Otorrinolaringologia.
Sobre a Cirurgia de Implante Coclear
O Implante Coclear é um dispositivo eletrônico composto de duas partes: uma unidade interna, implantada no ouvido interno por meio de cirurgia, que estimula diretamente o nervo auditivo; e uma unidade externa, semelhante a um aparelho auditivo convencional, que se comunica com a unidade interna através de radiofrequência. A cirurgia é indicada para pessoas com perda auditiva severa ou profunda que não se beneficiam com o uso de próteses auditivas convencionais.
Com a nova portaria, o hospital agora pode realizar cirurgias de implante coclear bilateral, algo anteriormente não disponível. Além disso, a portaria permite o reparo ou substituição das unidades externas dos implantes cocleares, conhecidos como processadores de som, que se deterioram ao longo do tempo. Essas medidas são essenciais para a reabilitação auditiva dos pacientes.
André Carvalho é jornalista há mais de 20 anos. Formado pela Universidade Tiradentes (Unit), possui especialização em Marketing pela Faculdade de Negócios de Sergipe (Fanese). Foi apresentador de programa de rádio e televisão, e atuou como assessor de comunicação de vários órgãos públicos e secretarias municipais e estaduais. Atualmente, é editor do Caderno Saúde em Dia.
E-mail: jornalistaandrecarvalho@gmail.com
O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.