Leiria, Óbidos e Fátima: O interior de Portugal é encantador
Na coluna de hoje trazemos um roteiro pelo centro de Portugal tendo como base a belíssima cidade de Leiria, com seu famoso castelo e passeios para Óbidos e Fátima. Blogs e Colunas | Passos Pelo Mundo 22/02/2023 08h00Nada como viajar pelo interior para penetrar a alma desse país e compreender melhor as influências que herdamos de nossos colonizadores. Apesar da sua pequena dimensão, Portugal é abençoado por uma enorme variedade de paisagens, desde montanhas verdejantes a planícies douradas. Confira o vídeo:
Ao planejar a viagem para Portugal, eu já sabia que me hospedaria em Lisboa e no Porto, mas queria inserir uma outra base. Estava em dúvidas entre o Algarve, no sul do país, e o centro de Portugal. Mas ficar no sul do país exigiria aluguel de carro para conhecer as praias mais distantes e também o clima estava relativamente frio, outono já próximo ao inverno, então o Algarve ficou para outra oportunidade.
O segundo passo foi escolher a melhor localização para visitar a cidade de Fátima, já que minha mãe e tia são muito religiosas e estavam visitando Portugal pela primeira vez. Da outra vez que estive em Portugal ,fiquei apaixonada por Óbidos e por isso a cidade também entrou no roteiro. Leiria era uma cidade bem interessante entre essas duas atrações e por lá encontrei um hotel com vista para o castelo por R$ 500 a diária. Dividido por 3, um pouco mais de R$ 160 para cada, por dia.
O roteiro por Leiria começou pelo castelo, que foi fundado em 1130 pelo primeiro rei de Portugal, Dom Afonso Henriques e foi palco de várias batalhas entre mouros e cristãos. Para ir a atração é preciso subir ladeiras, mas uma parte da subida foi de elevador. A entrada é gratuita.
No retorno do castelo, não deixe de visitar a Catedral de Leiria que é do século XII. Uma curiosidade é que a torre do sino da Catedral se encontra fora da Catedral, na zona do Castelo. Foi construída afastada da igreja porque os habitantes que viviam no outro lado da cidade não conseguiam ouvir os sinos que chamavam para a oração. Depois caminhe pelas ruas do centro histórico e pela margem do rio Lis, além de conhecer um pouco sobre a passagem de Eça de Queiroz pela cidade.
Eça de Queiroz
Eça de Queiroz viveu em Leiria cerca de um ano, cidade onde acontece grande parte do primeiro romance realista escrito em língua portuguesa: O Crime do Padre Amaro.
Com a chegada de um novo pároco à cidade, que passa a frequentar a casa de Amélia. Ambos nutrem uma paixão. A solução encontrada foi o encontro às escondidas o que resulta numa gravidez inesperada, que é a causa da morte de Amélia. Após sua morte, Amaro vai embora da cidade, mas não abandona a batina. A rota se inicia no Largo do 5 de Outubro de 1910. Na internet, você encontra informações sobre pontos estratégicos do livro, mas como não havia placas, e não consegui localizar perguntando as pessoas, não consegui fazer sozinha. O ideal é contratar com antecedência um guia.
Estivemos também no Prove Leiria Doçaria, no Mercado de Sant’Ana. No evento, as padarias de Leria (lá chamadas de pastelarias) apresentam as suas especialidades. E eu aproveitei para provar o doce típico da cidade que é o brisas de liz, um espécie de quindim com castanhas.
Óbidos
No nosso segundo dia no centro de Portugal seguimos para Óbidos, a 67 km de Leiria. Resolvemos nos deslocar de ônibus pela região, que não é bem servida de trens. Nosso hotel era bem em frente a rodoviária, e tinha Ônibus a todo o momento para todas as principais cidades da região. Da outra vez que visitei a região, estávamos de carro, o que possibilita que vocês conheça várias cidades em um mesmo dia. No entanto, optamos por dedicar mais tempo a cada cidade podendo caminhar calmamente pelas ruas.
Óbidos é uma das jóias de Portugal. A história mostra que a vila medieval foi dada de presente de casamento por D. Dinis à esposa Isabel durante a lua de mel do casal na cidade. E assim passou por cerca de cinco séculos sendo parte do dote de todas as rainhas portuguesas. A cidade tem um charme único, com suas casinhas com flores nas janelas e belas vistas dos pontos mais altos do vilarejo. Tudo isso cercado por uma muralha do século 14. Seu famoso castelo e considerado uma das 7 Maravilhas de Portugal.
Um dos principais monumentos de Óbidos está logo na sua entrada: a Porta da Vila, com uma capela revestida em azulejos azuis do século 18, em homenagem a Nossa Senhora da Piedade, padroeira do vilarejo.
Licor de Ginja
Dois clássicos de óbidos: chocolate e o licor de ginja, podem ser provados juntos, com a bebida sendo servida em um copinho de chocolate. Você encontra em várias lojinhas da cidade por valor médio de 1 euro.
O charme da vila medieval está também no castelo cuja data de construção é incerta, mas que passou a ser documentado a partir de 1153. Hoje está completamente restaurada e abriga um hotel da rede Pestana e, por isso, tem o seu interior fechado para visitas.
Fátima
No nosso terceiro dia no centro de Portugal, seguimos para Fátima, a 30 km de Leiria. Todos os anos, mais de 6 milhões de pessoas visitam a cidade, que atualmente é considerada um dos maiores centros de peregrinação mariana do mundo. Os fiéis recorrem à santa em busca de milagres, curas e para pagar promessas também.
Fátima ficou conhecida após a aparição da Virgem Maria em 1917. A história conta que Lúcia e seus primos Jacinta e Francisco, que tinham entre 7 e 10 anos na época, teriam visto a santa pela primeira vez no lugar onde hoje está localizada a Capelinha das Aparições.
A primeira aparição aconteceu no dia 13 de maio e a santa teria dito às crianças que voltaria ao lugar todos os dias 13 seguintes. E assim teria acontecido até o dia 13 de outubro do mesmo ano, onde milhares de pessoas teriam testemunhado o “Milagre do Sol”.
A veracidade das aparições na cidade de Fátima foi investigada por anos pela igreja católica e só foram consideradas legítimas no ano de 1930.
Basílica de Nossa Senhora do Rosário
Inaugurada no ano de 1958, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário foi construída no local onde as crianças testemunharam a primeira aparição da santa.
A basílica é capaz de receber cerca de 8.000 pessoas de uma só vez. Ali foram sepultados os corpos das três primeiras testemunhas da aparição, Lúcia, Jacinta e Francisco.
Viajar pelo interior de Portugal é como penetrar a alma desse país e compreender melhor as influências que herdamos de nossos colonizadores. Apesar da sua pequena dimensão, Portugal é abençoado por uma enorme variedade de paisagens com montanhas verdejantes e planícies dourada, além de sua rica cultura.
Carla Passos é Jornalista, especializada em Turismo e apaixonada por história, flores, textos e coisas inspiradoras. Adora sol, mar, fotografia, doce da padaria, dançar, e sonhar… Na infância, ainda morando em Salvador, meu principal hobbie era ir ao aeroporto ver os aviões partirem. Eu sempre dizia que um dia eu estaria dentro daqueles aviões. Antes de completar 15 anos, eu dizia aos meus pais: não quero festa, quero viajar de avião para o Rio de Janeiro. Foi minha primeira viagem de avião! Trabalhei anos com essa editoria, mas atualmente estou na editoria de política, minha segunda paixão. Assim o turismo virou um hobbie. E de lá pra cá já conheci quase todos os estados do Brasil e 25 países.
Instagram: @passospelomundo_
E-mail: carla.jornalista@hotmail.com
O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.