Vendas de veículos cresceram 30% em maio
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 21/06/2017 14h50Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), indicou que as vendas de veículos novos no estado totalizaram 1.491 unidades, no quinto mês do ano.
O número de veículos novos, aqui referido, diz respeito a soma dos montantes de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus licenciados, pela primeira vez, no período em análise. O primeiro emplacamento do veículo é considerado como venda, por causa do prazo estabelecido em lei para isto. Ou seja, o prazo é de 15 (quinze) dias consecutivos após a data de saída do veículo da loja, localizada no estado.
Em termos relativos, verificou-se alta de 30,1%, tanto em relação ao mês de abril de 2016, quanto em comparação ao mês imediatamente anterior, abril último. Com os dados de maio, as vendas realizadas nos cinco primeiros meses do ano, situaram-se 6,2% acima do verificado no mesmo intervalo do ano passado.
Vendas por segmento em Maio/2017
As vendas de automóveis e comerciais leves chagaram a 1.449 unidades, apresentando alta de 30,9% quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Já em relação ao mês imediatamente anterior, abril deste ano, a alta foi de 30,8%.
De janeiro a maio do ano andante, as vendas do segmento ficaram 7,3% acima do mesmo intervalo de 2016.
Entre os veículos pesados, o segmento de caminhões registrou vendas de 35 unidades, ao passo que o segmento de ônibus comercializou apenas sete unidades.
Outros segmentos
As vendas e o licenciamento de ciclomotores, motocicletas e motonetas, a partir de 50 cilindradas, de acordo com a Lei 13.154/2015, somaram 1.349 unidades.
Informações da FIES
O impacto da alta do dólar no bolso do brasileiro
Automedicação: Um Problema de Saúde Pública que Pode se Agravar
Nunca se gerou tanto emprego em Sergipe
Ampliação da isenção do IRPF impulsionará consumo e qualidade de vida
A Economia Global e a Divisão das Funções: Quem Faz o Quê no Mundo
Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.
E-mail: jornalistamarciorocha@live.com
O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.