Laércio recebe homenagem de atacadistas de todo o Brasil | Marcio Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

Laércio recebe homenagem de atacadistas de todo o Brasil
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 05/12/2016 17h33

 

O presidente da Fecomércio-SE, vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e deputado federal Laércio Oliveira, recebeu homenagem realizada pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), nesta semana, em São Paulo. Na solenidade, que contou com a presença de mais de 600 empresários do setor de todo o Brasil, Laércio recebeu das mãos do presidente, José do Egito Frota, a medalha de hora ao mérito, por seu trabalho dedicado ao setor produtivo no Brasil. Laércio palestrou para os presentes sobre a conjuntura política e econômica do país, na atualidade.

 

ACESE terá novo presidente em Janeiro

O comandante do Grupo Pinheiro de Empresas, especialista em segurança, Marco Aurélio Pinheiro Tarquínio, foi eleito o novo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (ACESE). Pinheiro, com uma longa trajetória no mercado sergipano, substituirá o atual presidente Wladmir Torres.

 

Empresários são homenageados pela Fecomércio

Os empresários do comércio José Alves de Melo, José Roberto de Souza e o magnífico reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa de Mendonça, foram homenageados pela Fecomércio-SE com a maior honraria concedida aos empresários do setor terciário sergipano, a Comenda José Ramos de Moraes. O evento aconteceu na última quinta-feira, no Hotel Radisson e contou com a participação de cerca de 400 pessoas, entre empresários, familiares, amigos e admiradores dos homenageados. José Alves, de 88 anos, tem uma história marcada pelo trabalho ao longo de 73 anos no comércio de materiais elétricos. José Roberto tem mais de 30 anos de mercado e foi fundador do primeiro atacarejo de Aracaju, o Hiper Varejão. O professor Uchôa é o fundador da maior universidade do Nordeste, responsável pela formação superior de milhares de sergipanos.

 

Desemprego atinge 12 milhões de pessoas

O número de desempregados segue crescendo no País. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada ontem pelo IBGE, a taxa de desemprego em outubro atingiu 11,8% da força de trabalho, um aumento de 0,2 ponto percentual frente ao trimestre encerrado em julho. O resultado, no entanto, poderia ter sido pior, não fosse o aumento do número de pessoas que desistiram de procurar uma colocação. A crise no mercado de trabalho já colocou 5,5 milhões de pessoas na fila do desemprego desde outubro de 2013, período considerado pré-crise pelo IBGE. Em outubro deste ano, esse grupo já somava 12 milhões de pessoas. Ficou estável em relação ao trimestre usado como base de comparação, encerrado em julho. Mas, em relação ao mesmo período de 2015, teve acréscimo de três milhões de pessoas.

 

Demanda por voos domésticos sofre queda de 8,2%

De janeiro a setembro de 2016, a quantidade de passageiros transportados no mercado doméstico caiu 8,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já no mercado internacional, a quantidade de passageiros transportados nos nove primeiros meses deste ano acumulou aumento de 1,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. A carga paga doméstica transportada caiu 7,7% e a carga paga internacional transportada outros 1,3%. Informação do suplemento especial sobre Infraestrutura Aeroportuária do jornal Valor Econômico.

 

Sérgio Moro participa de evento da CNC

A última edição do "E agora, Brasil?", evento promovido pelo jornal O Globo, com patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, realizado na Maison de France, no Rio, aconteceu na última terça-feira (29). O convidado foi o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos na 1ª instância da operação Lava-Jato, reconhecido pelas decisões que condenaram nomes da política e da economia. Moro ainda não estava impactado pela recente decisão da Câmara, que desfigurou o pacote de combate à corrupção, quando participou da conversa com empresários e jornalistas. Mas previa dias difíceis pela frente. Ao abrir sua apresentação, o juiz tratou do risco que a independência do Judiciário sofre, caso um magistrado possa ser acusado e preso por abuso de autoridade pelo simples fato de uma decisão sua ser modificada por colega de instância superior. Na sua visão, essa possibilidade está prevista no projeto de lei de abuso de autoridade aprovado na Câmara e no texto apresentado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros. Em sua leitura, a proposta poderia ser usada para intimidar e restringir a atuação de juízes, promotores e procuradores, em casos como os apurados na Lava-Jato.

 

Taxa de juros cai mais 0,25%

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central promoveu nova redução da taxa básica de juros, a Selic, em 0,25 ponto percentual, de 14% para 13,75% ao ano, e voltou a sinalizar a possibilidade de intensificar a distensão monetária, dependendo do quanto o crescimento mais fraco da economia ajudar a baixar a inflação e da continuidade do ambiente de abundância de capitais para economias emergentes. Houve uma reordenação nas condições indicadas pelo colegiado que norteiam o ritmo e tamanho do atual ciclo de baixa de juros, que até a reunião de outubro davam um peso maior à evolução da inflação de serviços e à implementação das reformas fiscais pelo Congresso Nacional.

 

II Prêmio Sincor de Jornalismo

Na próxima quarta-feira (07), no espaço de eventos Titanuim, no conjunto Leite Neto, será realizada a cerimônia de premiação dos vencedores do II Prêmio Sincor-SE de jornalismo. Profissionais de diversos veículos de comunicação sergipanos disputarão nas categorias Jornalismo Impresso, Televisionado, Radiofônico, Webjornalismo e Universitário. O presidente do Sincor, Erico Melo, declarou que o nível dos trabalhos inscritos neste ano superou as expectativas em qualidade e quantidade. Ele destacou que Sergipe está em evidência no cenário nacional, depois de colocar três finalistas no Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros, promovido pela Fenacor.

Mais Notícias de Marcio Rocha
21/12/2024  07h15

O impacto da alta do dólar no bolso do brasileiro

14/12/2024  06h11

Automedicação: Um Problema de Saúde Pública que Pode se Agravar

07/12/2024  01h43

Nunca se gerou tanto emprego em Sergipe

30/11/2024  07h13

Ampliação da isenção do IRPF impulsionará consumo e qualidade de vida

23/11/2024  10h02

A Economia Global e a Divisão das Funções: Quem Faz o Quê no Mundo


Blogs e Colunas
Marcio Rocha
Marcio Rocha

Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.

E-mail: jornalistamarciorocha@live.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado