Laércio Oliveira falará sobre PIS/Cofins no Jornal Nacional de hoje
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 06/12/2016 13h51O deputado federal Laércio Oliveira (SD) gravou entrevista para a TV Globo no início da tarde desta terça-feira, quando falou sobre a reforma do PIS/Cofins. Laércio tem seu posicionamento contrário à reforma, que implicará em um grande impacto nas empresas brasileiras. Segundo ele, mais de 2 milhões de trabalhadores poderão perder seus empregos se houve o aumento da carga fiscal. Na pior das hipóteses, o tributo poderá sair de 3,65% para 9,35% do faturamento. A entrevista de Laércio Oliveira sairá no Jornal Nacional desta noite.
Tava bom demais pra ser verdade... Tome aumento de gasolina de novo!
A Petrobrás decidiu elevar o preço da gasolina e do diesel nas refinarias novamente, após uma redução anunciada, mas inexistente para os consumidores. Segundo informações da empresa, o aumento do óleo diesel será de 9,5% e da gasolina 8,1%, nas refinarias. Para o consumidor, o aumento deverá ser de 5,5% no diesel e na 3,4% na gasolina. Ou seja, o combustível mais utilizado pelos condutores sairá de R$ 3,64 (em vários postos de Aracaju), para R$ 3,76. Os aumentos já valem a partir de hoje! Quando anunciaram a redução nos preços dos combustíveis estava bom demais... não durou 30 dias.
Justificativa
A justificativa do aumento do preço está relacionada a variáveis que explicam a decisão do Grupo Executivo são o aumento observado nos preços do petróleo e derivados e desvalorização da taxa de câmbio no período recente.
Projeção de inflação cai
O mercado financeiro, consultado pelo Banco Central (BC), reduziu a projeção de inflação para este ano pela quarta vez seguida. A estimativa de inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), caiu de 6,72% para 6,69%. Para 2017, a taxa foi mantida em 4,9% há três semanas. As estimativas fazem parte de pesquisa Boletim Focus feita pelo BC ao mercado financeiro sobre os principais indicadores econômicos. As projeções ultrapassam o centro da meta que é de 4,5%. O teto da meta é 6,5% este ano, e 6% em 2017. O boletim é divulgado às segundas-feiras, em Brasília.
Empregos temporários
Informação da Fecomércio-SE divulgada pela Globo News na tarde de ontem indica que cerca de 1.200 trabalhadores temporários serão contratados pelo comércio. De acordo com a Federação do Comércio, o número de trabalhadores contratados para o final de ano no estado está em sintonia com a perspectiva de aumento no volume de vendas do comércio, com a injeção do 13º salário no período natalino, que é o responsável pelas maiores vendas do comércio varejista do ano.
Código Comercial
A manchete da edição de ontem do jornal Valor Econômico destaca que o projeto do novo Código Comercial, que reúne normas para regular os direitos e obrigações das empresas, deve ter avanços nos próximos dias. Uma nova — e última — versão está prevista para ser votada na quarta-feira por uma comissão especial na Câmara dos Deputados. A proposta foi construída a partir de negociações com entidades empresariais que se mostravam resistentes ao texto atual. Se aprovado, o projeto será encaminhado para a apreciação do plenário da Câmara. O presidente da comissão especial, deputado Laércio Oliveira (Solidariedade-SE), que também é vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), acredita que a pauta seja concluída e encaminhada ao Senado ainda neste ano. "O alinhamento com o setor produtivo foi feito e o entendimento das questões mais difíceis está construído", afirma.
O impacto da alta do dólar no bolso do brasileiro
Automedicação: Um Problema de Saúde Pública que Pode se Agravar
Nunca se gerou tanto emprego em Sergipe
Ampliação da isenção do IRPF impulsionará consumo e qualidade de vida
A Economia Global e a Divisão das Funções: Quem Faz o Quê no Mundo
Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.
E-mail: jornalistamarciorocha@live.com
O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.