“Há fortes demandas no caso de uso do cartão por todas as classes sociais”
Confira entrevista com Sérgio Kulikovsky da AcessoCard Blogs e Colunas | Marcio Rocha 02/01/2017 12h59O segmento de cartões pré-pagos está em franco crescimento no Brasil. Depois da coluna ter trazido informações na última semana, houve o despertar da curiosidade dos leitores para conhecer melhor o sistema que está inovando o método de pagamento, trazendo controle de gastos, qualidade no serviço e acessibilidade para todas as camadas sociais ao mercado de compras à crédito, principalmente no exterior. Para explorar mais o assunto, nessa edição trazemos uma entrevista com o presidente da empresa AcessoCard, Sérgio Kulikovsky.
F5 News – O segmento de cartões pré-pagos surgiu recentemente no Brasil, e a AcessoCard é uma das referências nacionais neste novo nicho de mercado. Como surgiu a ideia de criar essa alternativa de administração financeira?
Sérgio Kulikovsky – A ideia surgiu a partir de reflexões relacionadas à crise do crédito de 2008 nos EUA. Acreditávamos que o Brasil também tinha uma ótima oportunidade de inserção de nova fase de controle de crédito, ou seja, o pré-pago, uma vez que o momento de crise iria acontecer também internamente. Inclusive, as análises indicavam que 40% da população estava fora do sistema financeiro no Brasil naquela época.
F5 – Por que criar a ferramenta do cartão bandeirado no formato pré-pago?
SK – O formato pré-pago indica que o cliente terá um cartão independente de risco de crédito ou análise de histórico. Já a padronização bandeirado do Acessocard denota que este pode ser aceito em qualquer lugar.
F5 – Qual o público que tende a ser o maior consumidor do cartão pré-pago, e quantos usuários do AcessoCard existem no Brasil?
SK – No início imaginávamos que seria apenas o desbancarizado e o subdesbancarizado. Mas hoje vemos que há fortes demandas no caso de uso do cartão por todas as classes sociais como meio de pagamento de serviços de streaming como Netflix e Spotify, 50% da população que usa a ferramenta para receber o salário, como forma de dar mesada aos filhos, como fonte de pagamento para despesas domésticas e corporativas – uso que tem crescido exponencialmente. Atualmente, a Acesso conta com mais de 400 mil usuários.
F5 – O cartão pré-pago é uma alternativa à exclusão bancária praticada no Brasil?
SK – Sim. E aí está uma das suas principais vantagens. Para ter acesso a um cartão pré-pago não há necessidade de ter conta em banco, exime comprovação de renda e não exige ter nome limpo no Serasa.
F5 – O cartão pré-pago é um aliado da inclusão financeira do consumidor?
SK – Sim. Uma vez que além de não consultarmos o SPC Serasa, não é necessário ser maior de idade para adquirir o Cartão Acesso. Além de não exigir vínculo com instituições financeiras - cerca de 55 milhões de pessoas não possuem conta em banco no Brasil -, é um cartão útil para todas as classes sociais, dependente da forma de uso – pagamento de contas, salário, uso doméstico ou corporativo.
F5 – Quais as vantagens do uso de cartões pré-pagos internacionais?
SK – O Cartão pré-pago internacional é uma forma de ter controle financeiro das compras feitas pelos usuários em qualquer país. Além disso, para finalizar uma transação e-commerce, a opção mais solicitada como forma de pagamento pelos estabelecimentos é via crédito, e mesmo sendo pré-pago, o Acessocard é um cartão utilizado na opção crédito, com as transações pagas à vista. No caso de viagens para o exterior, ao contrário dos cartões de viagem ou de crédito onde o dinheiro é convertido para a moeda local na hora da carga ou no fechamento da fatura, no pré-pago ele permanece em reais e a conversão para a moeda local ocorre apenas na hora da compra, o que é muito favorável em um cenário econômico em que o valor da moeda estrangeira muda constantemente. Além disso, com o cartão, só é possível gastar o valor que foi carregado, evitando assim os sustos com da chegada da fatura pós viagem.
F5 – O que o AcessoCard oferece de diferencial na experiência para o consumidor, em relação aos outros produtos do segmento?
SK – Nosso diferencial é o controle financeiro por ser um cartão pré-pago, a facilidade nas realizações de cargas, acesso ao saldo pelo app, transferência de valores entre cartões Acesso e disponibilidade de serviços online como: pagamento de contas e recarga de celular.
F5 – Compras online com cartões pré-pagos são mais seguras?
SK – Sim, uma vez que você tem controle dos gastos e não gera dívidas futuras. O fato de não atrelar seus dados a uma conta bancária, por exemplo, torna a operação com pré-pago mais segura também. Assim como as demais modalidades de cartões, o pré-pago também conta com proteções de chip e senha. E há ainda um diferencial, seu limite de carga. Com ele, é impossível que acessem outros dados bancários.
F5 – Os cartões da Acesso são vendidos na modalidade internacional, o que garante a operação do produto no exterior?
SK – A bandeira Mastercard garante a operação do cartão, já que é aceita em 30 milhões de estabelecimentos no mundo.
F5 – Para as compras em moeda estrangeira, o que influi na variação cambial para o consumidor?
SK – Em transações internacionais, a conversão da moeda é feita de acordo com a variação cambial do dia da transação. São muitas as variáveis que mexem com o valor do câmbio. Não apenas fatores político-econômicos dentro do Brasil como também notícias vindas de fora do país, liquidez internacional, oferta e demanda da moeda, o cenário econômico de alguns países do mundo, preço das commodities, volume de exportação x volume de importação, taxas de juros, risco-país, entre outros. Aqui no Brasil há ainda a intervenção do Banco Central, que interfere de forma direta no valor cambial.
F5 – Quais as expectativas de crescimento do setor de cartões pré-pagos e da AcessoCard para o ano de 2017?
SK – As expectativas são as melhores, em um ano acreditamos que o setor de pré-pagos deve dobrar de tamanho.
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Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.
E-mail: jornalistamarciorocha@live.com
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