Diferenças fiscais entre Táxi e Uber | Marcio Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

Diferenças fiscais entre Táxi e Uber
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 13/12/2016 19h31 - Atualizado em 13/12/2016 20h04

Alguns leitores me pediram para trazer mais informações sobre a questão de tributação que é aplicada para taxistas e condutores do Uber. Mesmo com a isenção fiscal para algumas coisas, os taxistas estão mais preparados para o exercício da atividade de transporte remunerado. Já os condutores do Uber tributam mais impostos para os cofres públicos. A ausência de permissão para o condutor do Uber perde para o taxista, que é preparado mediante orientação da autoridade municipal, para o exercício da atividade. Permissionários de táxi, em alguns casos alugam o ponto e o carro para outros condutores, com valores de até 150 reais de diária. No Uber, se paga uma taxa por corrida realizada. Veja o comparativo.

 

Compra de veículos:

Uber - Arca com o custo total do veículo, em alguns casos de luxo.

Táxi - Taxistas têm isenção de alguns impostos na compra do veículo. O que dá mais ou menos 30% de desconto nas concessionárias.

 

Impostos:

Uber - Não tem isenção de impostos e paga ISS como MEI (Microempreendedor individual) ou Simples a cada nota fiscal emitida.

Táxi - Taxistas têm isenção de IOF e IPI (mediante autorização da Receita Federal) na compra de veículo e também podem pedir isenção de ICMS e não pagam IPVA. Não tenho certeza, mas acho que taxistas são isentos de ISS.

 

Taxas:

Uber - Não pagam taxas para órgãos públicos
Táxi - Pagam taxas.

 

Permissão:

Uber - Não precisa ter licença da prefeitura para atuar. O motorista se cadastra no aplicativo e encaminha ao Uber alguns documentos, como CNH e certidão de antecedentes criminais.

Táxi - Precisa ter a licença da prefeitura. De toda forma, há uma cobrança para o motorista auxiliar, conhecido como defensor, exercer a atividade com o ponto do permissionário, que em alguns casos nem trabalha na atividade. Defensores pagam aluguel de R$ 100 a 150 por dia (vários me disseram isso). Um ponto de táxi pode custar até R$ 200 mil para venda, dependendo da linha de lotação, aqui em Aracaju.

 

Preparo e capacitação:

Uber - Não tem.

Táxi - Todo taxista seja ele permissionário ou defensor deve ter um curso de direção específica para o exercício da atividade.

 

Pagamento à empresa:

Uber - Na versão Black, 20% do valor da corrida fica para o aplicativo, e no X, 25%. No Uber Táxi (Específico para taxistas), 15%

Táxi - O taxista autônomo fica com o valor integral da corrida

Mais Notícias de Marcio Rocha
21/12/2024  07h15

O impacto da alta do dólar no bolso do brasileiro

14/12/2024  06h11

Automedicação: Um Problema de Saúde Pública que Pode se Agravar

07/12/2024  01h43

Nunca se gerou tanto emprego em Sergipe

30/11/2024  07h13

Ampliação da isenção do IRPF impulsionará consumo e qualidade de vida

23/11/2024  10h02

A Economia Global e a Divisão das Funções: Quem Faz o Quê no Mundo


Blogs e Colunas
Marcio Rocha
Marcio Rocha

Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.

E-mail: jornalistamarciorocha@live.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado