Diferenças fiscais entre Táxi e Uber
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 13/12/2016 19h31 - Atualizado em 13/12/2016 20h04Alguns leitores me pediram para trazer mais informações sobre a questão de tributação que é aplicada para taxistas e condutores do Uber. Mesmo com a isenção fiscal para algumas coisas, os taxistas estão mais preparados para o exercício da atividade de transporte remunerado. Já os condutores do Uber tributam mais impostos para os cofres públicos. A ausência de permissão para o condutor do Uber perde para o taxista, que é preparado mediante orientação da autoridade municipal, para o exercício da atividade. Permissionários de táxi, em alguns casos alugam o ponto e o carro para outros condutores, com valores de até 150 reais de diária. No Uber, se paga uma taxa por corrida realizada. Veja o comparativo.
Compra de veículos:
Uber - Arca com o custo total do veículo, em alguns casos de luxo.
Táxi - Taxistas têm isenção de alguns impostos na compra do veículo. O que dá mais ou menos 30% de desconto nas concessionárias.
Impostos:
Uber - Não tem isenção de impostos e paga ISS como MEI (Microempreendedor individual) ou Simples a cada nota fiscal emitida.
Táxi - Taxistas têm isenção de IOF e IPI (mediante autorização da Receita Federal) na compra de veículo e também podem pedir isenção de ICMS e não pagam IPVA. Não tenho certeza, mas acho que taxistas são isentos de ISS.
Taxas:
Uber - Não pagam taxas para órgãos públicos
Táxi - Pagam taxas.
Permissão:
Uber - Não precisa ter licença da prefeitura para atuar. O motorista se cadastra no aplicativo e encaminha ao Uber alguns documentos, como CNH e certidão de antecedentes criminais.
Táxi - Precisa ter a licença da prefeitura. De toda forma, há uma cobrança para o motorista auxiliar, conhecido como defensor, exercer a atividade com o ponto do permissionário, que em alguns casos nem trabalha na atividade. Defensores pagam aluguel de R$ 100 a 150 por dia (vários me disseram isso). Um ponto de táxi pode custar até R$ 200 mil para venda, dependendo da linha de lotação, aqui em Aracaju.
Preparo e capacitação:
Uber - Não tem.
Táxi - Todo taxista seja ele permissionário ou defensor deve ter um curso de direção específica para o exercício da atividade.
Pagamento à empresa:
Uber - Na versão Black, 20% do valor da corrida fica para o aplicativo, e no X, 25%. No Uber Táxi (Específico para taxistas), 15%
Táxi - O taxista autônomo fica com o valor integral da corrida
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Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.
E-mail: jornalistamarciorocha@live.com
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