Chegada do Assaí faz G. Barbosa mudar metodologia de ação em loja
Migração de clientes provocou mudança no foco da ação Blogs e Colunas | Marcio Rocha 17/11/2016 10h49
O aumento do número de empresas que trabalham com comércio atacadista em pequenos volumes, os chamados “atacarejos” tem aumentado bastante em Sergipe. Temos Fasouto, Atacadão, Mercantil Rodrigues, Descontão, e mais recentemente Jomart e Assaí, que chegaram no último mês. A chegada do Assaí, com uma loja em frente a um dos supermercados da rede G. Barbosa (Ceconsud), fez com que a metodologia de trabalho da loja Hiper Norte fosse modificada. A migração de clientes para o concorrente vizinho fez com que a loja fosse mudada para G. Barbosa Desconto, trabalhando o mesmo processo de atacarejo.
Adequação para a crise
Os atacarejos têm sido muito procurados em Aracaju. O sistema de autosserviço funciona bem para as famílias que buscam uma alternativa mais barata para suas compras. Com renda menor, devido ao aumento de desempregados e redução da receita das famílias, os atacarejos tem sido a melhor alternativa para o consumidor manter o mesmo volume de compras a preços mais convidativos. Algumas lojas, promovem bons descontos com compras à partir de três unidades de cada produto.
Servidor municipal pode ficar sem assistência médica do Ipesaúde
Uma dívida superior à monta de R$ 2 milhões pode provocar o encerramento das atividades do Ipesaúde para os funcionários públicos da Prefeitura de Aracaju. Segundo o presidente do órgão, Christian Oliveira, se o pagamento do débito não for feito até amanhã (18), não haverá mais atendimento para os servidores municipais.
CNC na Argentina
Presidentes de federações estaduais e nacionais do comércio de bens, serviços e turismo estão em Buenos Aires, na Argentina, para cumprir uma agenda de compromissos junto a autoridades e entidades do país vizinho, com o objetivo de potenciar relações comerciais. Como informa o Jornal do Brasil online, a iniciativa, que está acontecendo de 14 a 17 de novembro, é promovida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). "O presidente da CNC, Antonio Oliveira Santos, nos incumbiu de realizar esta missão, que representa um congraçamento com o governo e com as entidades do comércio de bens, serviços e turismo argentinas, para melhorar nosso relacionamento com este país e também nossas tratativas no âmbito do Mercosul, que não têm progredido. Porém, com a nova fase política das duas nações, podemos melhorar efetivamente este cenário”, afirmou Darci Piana, vice-presidente da CNC e presidente da Fecomércio Paraná. “Ter abertura para o diálogo em uma missão como a que estamos participando e sermos recebidos por autoridades locais demonstra o respeito à representatividade da CNC. É visível o intuito, por parte da Argentina, de construir parcerias com o Brasil, e nossa afirmação é no sentido de ajustar negócios”, disse Laércio Oliveira, deputado federal, vice-presidente da CNC e presidente da Fecomércio Sergipe.
1.200 temporários
Os meses finais do ano sempre significam um aumento no número de empregos com carteira assinada no comércio. Devido às contratações temporárias, poderemos ter um aumento no volume de emprego do comércio varejista em até 1.200 vagas, de acordo com estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). De acordo com o presidente da CDL, Brenno Barreto, o natal é a melhor data para compras do ano. A notícia é animadora, haja vista que o último mês avaliado das vendas do comércio varejista ampliado caíram 15,2%, de acordo com a Fecomércio.
13º pagará dívidas e compras
Com o cenário econômico cada vez mais apertado, a maioria dos consumidores (o equivalente a 74% pessoas) pretende utilizar o 13º para o pagamento de dívidas já contraídas. É o que aponta pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac). De acordo com a Associação, a quantidade de pessoas que vão pagar dívidas com o 13º aumentou 8,82% frente a 2014. Apenas 8% dos trabalhadores devem utilizar parte do benefício para a compra de presentes e 8% vai poupar para fazer frente às despesas de começo do ano. A pesquisa também mostrou que houve uma redução no percentual de consumidores que deverão poupar parte do 13º salário para as despesas de começo do ano – redução de 27,27% em comparação ao ano passado. Ainda segundo os dados, 83% das dívidas a serem liquidadas são provenientes do cartão de crédito (44%) e de cheque especial (39%). Houve ainda uma redução de 27,27% no número de consumidores que pretende utilizar o 13º para comprar presentes.
Lojas perdem 6% de faturamento
O faturamento das vendas do comércio varejista brasileiro caiu 6 por cento em outubro ante mesmo período de 2015, descontado o efeito da inflação, disse a empresa de meios de pagamento Cielo nesta quarta- -feira. A queda mais acentuada no mês passado ocorreu por causa do efeito negativo do calendário, após retração de 4,9 por cento em setembro, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), apurado pela companhia.
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Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.
E-mail: jornalistamarciorocha@live.com
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