Gestão Empresarial da Inovação | Rodrigo Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

Gestão Empresarial da Inovação
Blogs e Colunas | Rodrigo Rocha 28/08/2017 07h00 - Atualizado em 30/08/2017 10h48

A inovação é um tema de grande destaque em todos os meios, sendo aceito, por todos, o seu relevante papel para o ganho da competitividade necessária à sobrevivência empresarial. Porem existe uma grande dificuldade, por parte de muitos empresários, para se conseguir enxergar as  reais possibilidades de inovação, geralmente pela falta de tempo do gestor da empresa, que fica preso nas rotinas diárias e sem tempo para analisar de forma estratégica o negócio.

 

 Além disso, o tema enfrenta resistência entre muitos empresários, pois, uma parte deles, não está preparada para a criação de um ambiente mais propício à inovação. Para se conseguir tal ambiente não se faz necessária a realização de grandes volumes de investimentos. O principal ponto para se avançar, nesta área, é simplesmente melhorar as possibilidades de comunicação entre os gestores, os colaboradores e os clientes.

 

A busca por melhores resultados, não necessariamente precisa ser através de inovações radicais, podendo ser, na maioria dos casos, simplesmente através da adoção de práticas que aprimoram de forma incremental alguma parte do negócio.

 

Muitas ideias, que poderiam gerar grandes resultados, morrem simplesmente pela falta de um canal onde se possam apontar possibilidades de melhorias nos processos, nos produtos/serviços, no marketing ou no modelo organizacional. Uma gestão mais estratégica permitirá que as dificuldades das empresas se transformem em oportunidades de geração de boas ideias, por parte dos colaboradores e dos clientes.

 

Diante disto as empresas precisam aproveitar melhor o potencial dos seus quadros profissionais e clientes. No lado interno precisa-se estimular que os colaboradores estejam preocupados não apenas em executar as tarefas que lhes são atribuídas, mas que também busquem entender e encontrar formas de se alcançar melhores resultados. No lado externo é necessário ouvir e entender os clientes e parceiros, em especial aqueles que possuem uma relação mais próxima. Mas para que isso ocorra efetivamente, a empresa precisa abrir este caminho e ir além, encontrando formas de estimular tais possibilidades.

 

Apesar de muitos empresários acharem complexo e que não é para qualquer negócio, este olhar mais estratégico é possível de ser implementado em qualquer tipo e porte de empresa. Pode ser através de reuniões periódicas (com funcionários, clientes e parceiros), caixas de sugestões, sistemas internos e externos (e-mail, site, intranet, etc.), sempre focando em entender os problemas e buscar soluções que diminuam os custos, aumentem a produtividade ou as vendas, tomando como horizonte de tempo, não apenas o curto prazo, mas o médio e o longo também.

 

Mesmo que seja apenas com ações pontuais, o importante é que as empresas sempre coloquem, entre suas prioridades, a busca por essas inovações incrementais, que são de extrema relevância para a sobrevivência do negócio, de forma crescente e sustentável, ao longo do tempo.

 

Mais Notícias de Rodrigo Rocha
26/02/2018  07h00

Aumentando a competitividade através da interação com as ICT’s

29/01/2018  07h00

Preparando-se para Aumentar as Vendas com a Exportação

22/01/2018  07h00

Expectativas empresariais para 2018

08/01/2018  07h00

Ganhando Competitividade com a Gestão de Processos

29/12/2017  07h00

Ano Novo com Planejamento e Sucesso


Blogs e Colunas
Rodrigo Rocha
Rodrigo Rocha

Doutorando em Ciência da Propriedade Intelectual, Graduado e Mestre em Economia pela UFS. É Superintendente do IEL/SE, Coordena o Núcleo de Informações Econômicas e Supervisiona o Centro Internacional de Negócios da FIES. Lecionou em cursos tecnológicos, graduação e MBA. Faz palestras em Desenvolvimento Econômico, Gestão de Empreendimentos, da Inovação e de Carreiras.

E-mail: o_rocha1@yahoo.com.br

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado