Sem medir não é possível gerenciar
Blogs e Colunas | Altamirando Sá 30/10/2017 07:46 - Atualizado em 30/10/2017 09:58

Sempre que buscamos algo em nossa vida pessoal ou profissional recorremos a uma justificativa para tal pleito, ou seja, não é nato ao ser humano galgar uma conquista ou explicar um fracasso sem que haja fatos que possam justificar tal pleito. Então, podemos remeter a máxima dita por William Edwards Deming: Sem dados você é apenas mais uma pessoa com uma opinião”

Partindo do pressuposto de Deming, podemos fazer uma análise da realidade em muitas organizações, onde buscando respostas para os acontecimentos do dia-a-dia os gestores trazem informações diversas, porém são informações baseadas apenas na vivência, sem que haja um dado ou análise mais profunda para se chegar a tal conclusão. Assim, é evidente a necessidade do planejamento e da mensuração dos resultados obtidos através de cada processo, pois a tomada de decisão deve estar sempre baseada em dados concretos que possam sustentar as ações.

Irei trazer aqui um fato concreto, em que uma empresa do ramo da saúde, buscando melhorar a qualidade do atendimento ofertado aos seus clientes, resolveu realizar investimentos na área de hotelaria hospitalar. Porém, para que todas as ações fossem justificadas, era necessário que o gestor do serviço de hotelaria apresentasse dados sobre a real situação do setor. Foi então que as coisas começaram a dar errado, pois o gestor do serviço não possuía os dados sobre o serviço. Apesar de ser bastante conhecedor da realidade vivida, das angústias por falta de investimentos e das dificuldades enfrentadas, ele não conseguia justificar a importância dos pleitos e nem mensurar as quantidades necessárias, pois sem medir ele se tornou mais uma pessoa com uma opinião.

Para finalizar, digo-lhes: sempre que estivermos gerenciando qualquer que seja o serviço, devemos realizar uma gestão ampla e mensurar os nossos resultados, pois somente através de dados e informações concretas é que conseguimos dimensionar as nossas necessidades e acompanhar as ações. Os dados são importantes para comprovar a eficácia de uma ação, garantir que os recursos serão aplicados corretamente e auxiliar nas tomadas de decisão!

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Altamirando Sá
16/10/2017 10:13 Telefone sem fio e o ruído na comunicação
21/09/2017 11:54

Ferramentas de planejamento e gestão aumentam as possibilidades de análise e melhorias

30/08/2017 18:31 Pesquisa de satisfação: você é a imagem que transmite!
08/08/2017 14:35

A hotelaria hospitalar e o exército a serviço do bem-estar

Blogs e Colunas
Altamirando Sá
Altamirando Sá é graduado em Serviço Social pela Universidade Tiradentes e Especialista em Gestão de Hotelaria Hospitalar pelo Albert Einstein- SP.

Com vasta experiência em gestão, já atuou em hospitais de grande porte nos estados de Alagoas e Sergipe. Presta serviço de consultoria em hotelaria hospitalar e gestão de serviços atuando desde a implantação ao gerenciamento dos serviços.

É colunista do site F5 News, onde escreve sobre HOTELARIA HOSPITALAR e GESTÃO.

E-mail: neto_sabarreto@hotmail.com

Cine F5Megatubarão é suspense com risos involuntários
CotidianoEm Sergipe, oito mulheres denunciam violência por dia