Sem medir não é possível gerenciar
Blogs e Colunas | Altamirando Sá 30/10/2017 07h46 - Atualizado em 30/10/2017 09h58Sempre que buscamos algo em nossa vida pessoal ou profissional recorremos a uma justificativa para tal pleito, ou seja, não é nato ao ser humano galgar uma conquista ou explicar um fracasso sem que haja fatos que possam justificar tal pleito. Então, podemos remeter a máxima dita por William Edwards Deming: “Sem dados você é apenas mais uma pessoa com uma opinião”
Partindo do pressuposto de Deming, podemos fazer uma análise da realidade em muitas organizações, onde buscando respostas para os acontecimentos do dia-a-dia os gestores trazem informações diversas, porém são informações baseadas apenas na vivência, sem que haja um dado ou análise mais profunda para se chegar a tal conclusão. Assim, é evidente a necessidade do planejamento e da mensuração dos resultados obtidos através de cada processo, pois a tomada de decisão deve estar sempre baseada em dados concretos que possam sustentar as ações.
Irei trazer aqui um fato concreto, em que uma empresa do ramo da saúde, buscando melhorar a qualidade do atendimento ofertado aos seus clientes, resolveu realizar investimentos na área de hotelaria hospitalar. Porém, para que todas as ações fossem justificadas, era necessário que o gestor do serviço de hotelaria apresentasse dados sobre a real situação do setor. Foi então que as coisas começaram a dar errado, pois o gestor do serviço não possuía os dados sobre o serviço. Apesar de ser bastante conhecedor da realidade vivida, das angústias por falta de investimentos e das dificuldades enfrentadas, ele não conseguia justificar a importância dos pleitos e nem mensurar as quantidades necessárias, pois sem medir ele se tornou mais uma pessoa com uma opinião.
Para finalizar, digo-lhes: sempre que estivermos gerenciando qualquer que seja o serviço, devemos realizar uma gestão ampla e mensurar os nossos resultados, pois somente através de dados e informações concretas é que conseguimos dimensionar as nossas necessidades e acompanhar as ações. Os dados são importantes para comprovar a eficácia de uma ação, garantir que os recursos serão aplicados corretamente e auxiliar nas tomadas de decisão!
Feedback, mais que uma ferramenta, uma arma valiosa
Telefone sem fio e o ruído na comunicação
Ferramentas de planejamento e gestão aumentam as possibilidades de análise e melhorias
Pesquisa de satisfação: você é a imagem que transmite!
A hotelaria hospitalar e o exército a serviço do bem-estar
E-mail: neto_sabarreto@hotmail.com
O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.