Telefone sem fio e o ruído na comunicação | Altamirando Sá | F5 News - Sergipe Atualizado

Telefone sem fio e o ruído na comunicação
Blogs e Colunas | Altamirando Sá 16/10/2017 10h13

Quem nunca brincou de telefone sem fio? Uma brincadeira inocente, mas que tanto reflete a realidade de muitas organizações. É um tal de ouvi falar e me disseram. Duas frases constantemente utilizadas pelas pessoas, mas que na verdade deveriam ser abolidas do vocabulário dos profissionais sérios.

Comunicar-se pode ser definido como o ato de se fazer compreender, podendo a comunicação ser verbal ou escrita, mas nem sempre o ato de se comunicar é pleno e pode nos levar a interpretações diversas.

O problema de comunicação das empresas leva a falhas grotescas que podem repercutir em grandes prejuízos, seja com perda de oportunidades ou até dinheiro. Quando estamos diante de pessoas e processos é importante que as informações sejam bem alinhadas entre os envolvidos, pois há um grande risco de distorção e possibilidade de fracasso nos objetivos pretendidos.

Podemos dizer que um grande número de organizações possui falhas na comunicação, que por muitas vezes estão ligadas a falta de sensibilidade das lideranças, que não buscam compreender as limitações dos seus liderados e por muitas vezes ignora a falta de compressão sobre as informações, fazendo com que os colaboradores permaneçam errando e disseminando um modelo que foi mal compreendido, impactando diretamente nos resultados da organização.

Adotar a cultura do feedback (informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem, e que serve para avaliar os resultados da transmissão.) é uma excelente maneira de minimizar os riscos por falhas na comunicação, pois permite que os colaboradores sejam ouvidos e que todas as possíveis dúvidas sejam sanadas, possibilitando que os processos sejam corrigidos em tempo real e que sejam identificadas falhas de comunicação, seja da parte de quem se expressa ou de quem recebe a informação.

Portanto não basta falar, tem que se fazer compreender e levar as informações com o máximo de clareza possível.

 

Mais Notícias de Altamirando Sá
03/09/2018  22h40

Feedback, mais que uma ferramenta, uma arma valiosa

30/10/2017  07h46

Sem medir não é possível gerenciar

21/09/2017  11h54

Ferramentas de planejamento e gestão aumentam as possibilidades de análise e melhorias

30/08/2017  18h31

Pesquisa de satisfação: você é a imagem que transmite!

08/08/2017  14h35

A hotelaria hospitalar e o exército a serviço do bem-estar


Blogs e Colunas
Altamirando Sá
Altamirando Sá Altamirando Sá é graduado em Serviço Social pela Universidade Tiradentes e Especialista em Gestão de Hotelaria Hospitalar pelo Albert Einstein- SP. Com vasta experiência em gestão, já atuou em hospitais de grande porte nos estados de Alagoas e Sergipe. Presta serviço de consultoria em hotelaria hospitalar e gestão de serviços atuando desde a implantação ao gerenciamento dos serviços. É colunista do site F5 News, onde escreve sobre HOTELARIA HOSPITALAR e GESTÃO.

E-mail: neto_sabarreto@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado