Recursos para ônibus elétricos de Aracaju foram obtidos pela gestão Edvaldo Nogueira
Governo federal destinou R$ 36 milhões para aquisição de veículos na capital Política | Por F5News 14/01/2025 16h06Os ônibus elétricos que devem começar a circular em fase experimental em Aracaju foram obtidos ainda na gestão Edvaldo Nogueira (PDT). Os veículos, apresentados nesta terça-feira (14) pela prefeita Emília Corrêa (PL), são custeados pelo governo federal.
O F5News teve acesso ao ofício da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana informando da liberação de R$ 36 milhões para aquisição dos veículos elétricos para o sistema de transporte coletivo da região metropolitana de Aracaju.
No documento, assinado em 16 de maio de 2024, o secretário Denis Eduardo Andia elogia a atuação da administração municipal “pela decisão inovadora de empreender esforços para a melhora do transporte público em seu município, beneficiando o dia a dia de sua população”.
Junto ao Ministério das Cidades, o F5News confirmou a liberação de 30 veículos elétricos para atender a capital sergipana e também as cidades de Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão, além de 40 ônibus do modelo Euro 6, que reduz as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) dos veículos a diesel, em um processo iniciado ainda em 2023.
A chegada do veículo modelo só ocorreu este ano, no entanto, por conta dos trâmites burocráticos de financiamento e até mesmo de elaboração do projeto de incorporação desses carros menos poluentes à frota atual, uma vez que, precisou considerar aspectos populacionais e logísticos das regiões que devem ser atendidas por esse modelo de transporte.
Assim como Aracaju, outras capitais e grandes municípios brasileiros têm sido contemplados pelo programa federal de descarbonização das frotas de ônibus por meio de investimento do Novo PAC, tanto pelo setor privado quanto pelo setor público.