Fim da escala 6×1 e mais: o que o Congresso deve votar em 2025
Recesso legislativo acaba em fevereiro. Deputados e senadores elegerão novos presidentes Política | Por Metrópoles 01/01/2025 14h00O Congresso Nacional encerrou os trabalhos em 23 de dezembro e segue em recesso parlamentar até o início de fevereiro. A expectativa é de que deputados e senadores concluam a análise de pautas prioritárias, em especial na área econômica.
O principal destaque no início do ano parlamentar será a eleição para as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Em seguida, líderes partidários indicam os presidentes das comissões das duas Casas, responsáveis por pautar e analisar projetos antes de seguirem ao plenário.
A distribuição dos colegiados segue a regra da proporcionalidade partidária. Ou seja: as siglas com as maiores bancadas têm prioridade para escolher quais comissões querem comandar. Com as eleições dos novos presidentes, este também foi um tópico incluído nas negociações por apoio dos candidatos favoritos: Hugo Motta (Republicanos-PB) na Câmara e Davi Alcolumbre (União-AP) no Senado.
Leia mais no Metrópoles, parceiro do Portal F5 News.