Sergipe faz sucesso sua participação na 27ª BLT
Entretenimento 11/03/2015 08h55A 27ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, organizada pela Fundação AIP, contou com a participação do Estado de Sergipe. Dos dias 25 de fevereiro a 1º de março, 72.096 visitantes passaram por esta feira, um aumento de 6% em relação ao ano passado. Do total de visitantes, 35.123 mil foram de profissionais ligados ao turismo.
Para Fátima Vila Maior, diretora de área de feiras da FIL e responsável pela BTL a feira foi um sucesso. “Chegamos ao fim da BTL 2015 com um balanço muito positivo e ultrapassamos as nossas expectativas. Tanto os dias dedicados aos profissionais como os direcionado para o grande público correram muito bem e estamos satisfeitos com os resultados alcançados”.
De acordo com o coordenador de Marketing da Emsetur, Carlos Nascimento, a feira foi importante para mostrar o potencial turístico do estado no exterior. “Tivemos a oportunidade de apresentar roteiros turísticos diversificados. Isso chamou a atenção de muitas empresas de turismo internacional. E através da nossa participação conseguimos inserir o Cânion de Xingó nos pacotes em uma das operadoras que mais crescem no País e que acabou de implantar uma base comercial em Portugal, onde já conta com 1500 agências registradas”, destacou o coordenador que esteve presente na feira.
Importância das Feiras Internacionais
A Organização Mundial do Turismo (OMT), órgão especializado da ONU para o setor turístico, divulgou recentemente os dados que apontam um incremento do fluxo turístico internacional em 5% em 2013 comparando-se com o ano anterior, e dados preliminares revelam que o crescimento continuará em 2014 e ficará entre 4 e 4,5%.
De acordo com a OMT o turismo representa 3,6% do PIB brasileiro, e segundo o IPEA responde por 2,8% dos empregos do mercado formal, com destaque para Sergipe onde o turismo responde por 4% dos empregos formais.
Segundo o secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Adilson Junior, os dados mostram a importância do setor turístico para a economia, e no caso específico de Sergipe revelam o resultado de uma política que mostra a consolidação da atividade e a sua importância para o desenvolvimento do estado.
“O crescimento do turismo sergipano e a sua consolidação, especialmente da participação do turismo de lazer, nos impele a dar um passo adiante na busca do turista internacional, que como demonstra a OMT, apesar da crise econômica pela qual passa alguns países, ainda movimenta importante e crescente fluxo”, enfatizou Adilson Júnior.
O posicionamento de Sergipe no mercado internacional é favorável. “Os grandes eventos especialmente os esportivos, já mostram resultados com a Copa do Mundo de Futebol, em 2014 ,e vem gerando boas expectativas em relação aos Jogos Olímpicos em 2016. Na busca pelo mercado internacional, Sergipe se aproveita também de fatores que o diferenciam de outros estados, como a diversidade de produtos em uma curta distância, a posição estratégica, a infraestrutura e a qualidade de vida, fator este muito ressaltado por aqueles que estiveram em nosso posto de trabalho durante a BTL 2015, realizada em Lisboa”, destaca.
Ainda segundo o secretário Adilson Júnior é aproveitando o incentivo da Embratur, o que torna a participação em eventos internacionais muito mais barata que em eventos nacionais.
“Sergipe tem participado de algumas feiras internacionais de turismo, contando com um diferencial, que é o profissionalismo. A participação de Sergipe em feiras internacionais não mais se resume a distribuição de folheteria e sorrisos. Cada viagem é cuidadosamente planejada, estudando o perfil de países que participarão dos eventos, levantando-se mercados potenciais e, principalmente, agendando-se antecipadamente reuniões com operadores turísticos que podem colocar Sergipe em sua prateleira”, finalizou o secretário.
Fonte e fotos: Asscom/Setur
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