Sergipe é destaque em festival cultural do Brasil na Áustria
Museu da Gente Sergipana participa de festival no Museu do Mundo Entretenimento 02/07/2013 14h56
O Museu da Gente Sergipana está participando do Festival Cultural do Brasil em Viena 2013, que teve início nesta segunda-feira (1º) e vai até o próximo sábado (06) no Museu do Mundo em Viena, na Áustria. O Museu da Gente será apresentado no evento através de um vídeo sobre a cultura sergipana e a exposição de trajes enviados para a mostra de costumes regionais de Sergipe, Alagoas e Pernambuco.
O festival este ano tem como tema o Nordeste brasileiro. O evento, que conta com o apoio do Instituto Banese, é produzido pela Sociedade Áustro Brasileira de Educação e Cultura Papagaio, que tem por objetivo promover a divulgação da cultura brasileira.
Serão seis dias de festival, envolvendo artistas, poetas, diretores, professores, compositores e músicos brasileiros em diversas atividades culturais como a música, literatura e cinema, entre outras.
Redescobrindo o Brasil
A abertura oficial do festival acontece na quarta-feira, dia 3, com a exposição ‘Redescobrindo o Brasil’ e a apresentação do músico e compositor sergipano Heitor Mendonça, que fará o lançamento do seu CD e também abrilhantará a noite de lançamento da Coleção Cordel Bilingue com o show In Cantoria.
Na área da Literatura, haverá lançamento da coleção Cordel Bilingue composta de folhetos do sergipano e cordelista Zezé de Boquim que foram traduzidos para o idioma alemão pelo departamento de tradução da Universidade de Viena, com orientação da professora Alice Leal e apoio da Embaixada do Brasil em Viena.
O audiovisual sergipano também estará presente no Festival, por meio da exibição do documentário em curta metragem "A Mão que Borda", da diretora Caroline Mendonça, que recebeu apoio do Instituto Banese.
Na programação do evento constam ainda oficinas de xilogravura, guitarra e pandeiro, mostra sobre bordados e uma exposição de arte com artistas brasileiros que residem em Viena, além de promoções dedicadas ao público infantil com leitura de livros infantis em língua portuguesa, aula lúdica em língua portuguesa e oficina de xilogravurinhas.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Divulgação
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h