Selo artístico sergipano reflete sobre os 50 anos do Hip Hop | F5 News - Sergipe Atualizado

Cultura
Selo artístico sergipano reflete sobre os 50 anos do Hip Hop
Um evento em comemoração ao aniversário do gênero musical foi realizado em Aracaju
Entretenimento | Por Yara Lima 11/08/2023 20h00 - Atualizado em 13/09/2023 17h41


Não é comum cravar uma data precisa para a criação de um movimento cultural ou gênero musical, já que são situações atravessadas por vários processos ao longo da história. No entanto, há 50 anos, no dia 11 de agosto de 1973, uma enorme festa de rua no bairro Bronx em Nova York acabou culminando no que hoje se conhece como hip hop. 

Ligada desde sempre a pautas políticas e movimentos de resistência, a cultura hip hop se consagrou como uma forma de ampliar as vozes dos que vivem à margem da sociedade.

Em Sergipe o caminho não foi diferente, a cultura Hip Hop sempre esteve presente em bairros aracajuanos narrando o dia-a-dia, seja em uma forma de revolta popular ou busca por melhorias na qualidade de vida.

Segundo 0Teller, morador da Zona Norte de Aracaju, fundador do selo sergipano de Hip Hop FUNKYTOWN., testemunha a vitalidade do movimento. “A cultura hip hop aqui no estado é antiga e por isso que estamos tentando ocupar mais lugares possíveis, assim como também tem outra galera fazendo isso nos quatro cantos da cidade”, contou ao F5 News.

Na tarde desta sexta-feira (11), um evento em comemoração aos 50 anos do hip hop foi realizado no Bairro Industrial, Zona Norte de Aracaju, com rodas de conversa, batalha de rima e palco aberto para apresentações populares. 

Ainda de acordo com 0Teller, o hip hop nunca esteve em tanta evidência como hoje em dia.” Estamos mostrando cada vez mais que existe muita gente talentosa aqui e vai ser difícil ignorar isso daqui pra frente”, disse ao portal. 

O FUNKYTOWN. existe há quase dois anos e tem o intuito de produzir não apenas música, mas outras representações da cultura hip hop.

“O selo surge dessa vontade de reivindicar a arte pertencente por direito à cultura negra, e dessa sede por ocupar o espaço que nunca foi nos dado, cada vez mais dispostos a evoluir em todas as áreas, não só na música, mas em outros tipos de artes também”, disse 0Teller ao F5 News.

No próximo dia 28, será lançada a música “Gorila”, segunda faixa de três lançamentos planejados pelo selo. A primeira faixa, “Dias sem dormir”, foi lançada no dia 23 de janeiro e é possível ouvir abaixo: 


A estudante Janiny Braz, natural de Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju,  admira a cultura hip hop e vai além: encontra nela uma forma de ser vista e entendida.

“A partir das letras, do estilo, da visão e da força porque já me ajudou em vários momentos da vida enquanto mulher preta para saber quais caminhos seguir. A importância do hip hop para mim está em me encontrar e não me perder”, disse ao F5 News.  

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Entretenimento
Governo de Sergipe
27/11/2024  16h11 Vila do Natal Iluminado movimentará Orla da Atalaia durante a alta temporada
Prefeitura de Aracaju
27/11/2024  16h00 Natal Iluminado 2024 começa nesta quinta-feira (28), no Centro de Aracaju
Igor Matias/Reprodução
25/11/2024  14h40 Programação da Segundona do Turista destaca tradição do forró na Rua São João
Divulgação
25/11/2024  10h32 Xanddy Harmonia e Nando Reis agitam réveillon 2024 na capital
Caio Ribeiro
24/11/2024  15h00 Jornalista sergipana lança livro sobre o Caso Genivaldo e aprofunda debate sobre a violência

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado