Quarta da Bossa leva “As Moendas” e “ Clube do Jazz” ao Oakhill Pub
Entretenimento 03/02/2014 17h12Da Redação
O projeto Quartas da Bossa unirá o grupo vocal “As Moendas” e o consagrado “Quarteto Clube do Jazz” em única apresentação, a ocorrer nesta quarta-feira (05), no palco do Oakhill Irish Pub, situado no bairro São José, em Aracaju (SE). A produção musical é de Lina Sousa e a produção cultural de Dani Dutra, Tainá Sousa e Edson Figueiredo. A entrada custa R$ 15 e informações e reservas podem ser feitas pelos telefones (79) 9102-3366 – (79)3023-2417.
As Moendas é um grupo vocal formado no ano de 1970 em Aracaju pelas irmãs Lina Souza e Adi Souza. Aos poucos, foram se integrando a ele as duas irmãs mais novas, Dina e Bel. Com a formação a quatro vozes o grupo teve sucesso imediato na época, tanto de público quanto no meio musical.
As Moendas participaram de vários espetáculos ao lado de artistas nacionais e internacionais, apresentando-se em diversos espaços de música pelo Brasil e principalmente em São Paulo nas seguintes casas de show: O Beco, com o show “Beijo Partido”; O Jogral, Catedral do Samba, O Igrejinha. No Rio de Janeiro, apresentaram-se no Canecão com o show 10 anos de Toquinho e Vinicius, que seguiu em turnê pelo país. Em seguida, gravaram o disco homônimo com a dupla, com participação de Chico Buarque e Tom Jobim. Ainda com Toquinho e Vinícius, o grupo gravou o último disco deles: “Um Pouco de Ilusão”.
Nesta mesma época, participaram da trilha sonora do filme “Iracema, a virgem dos lábios de mel”, baseado no livro de José de Alencar, com músicas de Toquinho e Vinicius e do disco “JourneytoDawn”, de Milton Nascimento, na faixa “Cio da Terra”.
No ano 2000, passam a fazer parte do cast de artistas do programa “Civeddiamo in TV” na RAI (Radio e Televisão Italiana), onde se apresentaram individualmente e em parceria com Nilla Pizzi. Com a saída de Bel e em seguida de Dina, o grupo vocal As Moendas passa a ser uma dupla, formada por Lina Sousa e Adi Souza, e em 2013 grava o disco “O jeito da Volta”, realizado na Itália e em Aracaju (SE), com músicos italianos e sergipanos, mesclando culturas musicais.
Quarteto Clube do Jazz
Formado em 2009, por ocasião do terceiro aniversário do Programa Clube do Jazz, da Aperipê FM, o grupo é composto por Alejandro Habib (sax soprano e barítono), Saulo Ferreira (guitarra), Robson Souza (contrabaixo) e Rafael Jr (bateria). Desde então, coleciona reconhecimento e elogios ao abordar repertórios variados, com originalidade e avançando em temas próprios de autoria de Alejandro Habib e Saulo Ferreira.
O Quarteto Clube do Jazz reúne músicos de gerações e horizontes variados, que encontram no jazz uma direção comum canalizando talento, empenho e compromisso estético com a criatividade e a expressão sincera. Dessa união têm resultado trabalhos autênticos que encarnam à perfeição o espírito jazzístico, marcado pela inquietação musical.
Se o bebop, os standards e todo o vasto referencial consagrado do jazz corre nas veias do Quarteto Clube do Jazz, também as fusões desse estilo musical nascido nos EUA com o samba, o rock e o baião são matéria-prima a lhes movimentar e dar pulso. O Quarteto Clube do Jazz vem se apresentando para um público amplo e variado em eventos como o já tradicional “Aniversário do Clube do Jazz” (em sua sexta edição), o Festival Mangaba Instrumental, a “Noite Fusion” e a “Noite Samba-Jazz”, em locais como o Capitão Cook, Tio Maneco, OakhillIrish Pub, Muratto, One Sushi Lounge e atualmente nas “Quintas de Jazz” do Armazém Bacco.
Foto: Pascoal Maynard
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto